HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

educação
10/12/2004
Faculdade oferece curso de TI para alunos de baixa renda

Ana Paula Fonseca
Especial para o GD

Não é necessário dizer que o mercado de trabalho para profissionais de tecnologia é mais do que concorrido. Ainda mais para jovens com baixa escolaridade, provenientes de regiões pobres de São Paulo. Pensando nisso, a Faculdade IBTA lançou recentemente o programa de Tecnologia da Informação (TI), para 20 jovens de baixa renda.

A iniciativa oferece bolsas gratuitas para capacitar e profissionalizar jovens atendidos pela ONG Brascri (Asssociação Brasil Criança), entidade referência em projetos educacionais em prol de crianças e adolescentes. Todos os projetos da Brascri são mantidos pela Fundação Lemann, que desenvolve e financia projetos que contribuem para a qualidade da educação brasileira, apostando na gestão escolar.

Ao todo, foram destinadas 20 vagas a estudantes do Ensino Médio, com idades entre 16 à 21 anos, que moram na zona sul de São Paulo. A seleção e o encaminhamento dos jovens para o curso foi realizado após uma seleção de 120 alunos egressos do último Programa de Educação para o Trabalho (PET) do projeto Segunda Chance, oferecido pela Brascri em parceria com o Senac e a Fundação Lemann
Segundo o gerente de Recursos Humanos e Carreira do IBTA, Marcos Vono, no curso os jovens receberão todas as informações e capacitações na área de TI. "A nossa idéia é inserir os alunos em um dos mais concorridos segmentos do mercado de trabalho, aumentando assim as chances de conseguir um emprego", conta.

As aulas do curso de tecnologia da informação acontecerão no centro de treinamento da Faculdade IBTA, onde serão oferecidos formação sobre Hardware e Engenharia de Redes Microsoft. O centro também oferecerá palestras sobre mercado de trabalho, elaboração de currículo e informações sobre entrevista de trabalho.

O curso terá duração aproximadamente de seis meses, quando o aluno receberá um certificado de conclusão do curso. "A proposta da Faculdade IBTA é que alguns alunos possam atuar no centro de treinamento da própria universidade desenvolvendo projetos de redes. Os que não trabalharem na faculdade serão encaminhado à outras empresas do segmento", afirma Vono.

"Hoje em dia, o mercado de trabalho é muito amplo é necessita de profissionais formados para atuar na área, por isso, temos investido no curso para que mais profissionais qualificados estejam trabalhando na área", conclui o gerente.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOres
09/12/2004 Cata-vento pode ser alternativa de energia no campo
08/12/2004
Teatro promove inclusão social na periferia de SP
08/12/2004 Metrô troca latas de alumínio por ingressos de cinema
08/12/2004
Crianças da periferia de Fortaleza aprendem a “navegar” e criar e-mails
07/12/2004
Rádio promove educação comunitária
07/12/2004
Artesanato cearense conquista Europa
06/12/2004 Grupo de teatro discute a violência através da arte
03/12/2004
Comunidade retoma uso de plantas medicinais
03/12/2004
Publicadas histórias de vidas modificadas pelo ECA
02/12/2004
Juventude arregaça mangas pela arte