HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

Cidadania
14/09/2004

Cartórios eleitorais ensinam população a usar urnas eletrônicas

Os cartórios eleitorais de Fortaleza, no Ceará, iniciaram, ontem, o trabalho de divulgação do voto eletrônico. O interesse dos eleitores ainda é considerado pequeno e, embora a urna eletrônica não seja mais novidade muitos eleitores apresentam dúvidas no momento em que tentam votar.

Como justificar a ausência da sua seção eleitoral, como proceder se tiver digitado um número errado e como anular o voto são algumas das perguntas mais freqüentes dos eleitores que também querem saber se os votos nulos e em branco favorecem ao candidato mais votado. Jovenília Cavalcante, que está fazendo o trabalho de divulgação do voto eletrônico no Mercado Central informa que tanto os eleitores cearenses quanto turistas apresentam dúvidas na hora de votar.

Alguns dizem que sabem operar o equipamento, mas quando o número do seu candidato é digitado errado poucos são os que sabem, realmente, o que fazer para corrigir o voto. A solução é fácil porque na urna existe uma tecla “corrige”. No entanto, explica, o que acontece é que alguns confirmam o voto e acabam anulando ou votando em outro candidato.

A quantidade de pessoas que testou seus conhecimentos, ontem, na urna eletrônica, instalada no Mercado Central foi pequena, apenas 53 pessoas, das oito às 16 horas e 30 minutos. Mas para Jovenília essa quantidade foi suficiente para perceber que algumas pessoas com o grau de instrução melhor acabam errando mais.

Para Helano Félix que está fazendo a divulgação no Terminal de Passageiros do Papicu alguns eleitores não escondem a decepção com os políticos e perguntam se há uma maneira para anular o voto. O trabalho de divulgação está sendo feito em dupla, por um técnico de urna e um auxiliar, contratados pela Justiça Eleitoral para esse trabalho, sendo que no dia da eleição vão prestar assistência aos locais de votação.

No terminal do Papicu duas urnas estão instaladas das oito às 12 horas e das 14 às 17 horas. Ontem a freqüência foi razoável, sendo registrados até às 15 horas e 30 minutos, 91 testes em uma urna e 123 na outra. Vários eleitores pediram explicações sobre a maneira como proceder para justificar o voto. A justificativa pode ser feita em qualquer seção eleitoral, desde que o eleitor, no dia do pleito, esteja fora do município onde vota.

Mas para o técnico de urna Adauto Alves, embora as eleições deste ano sejam simples, constando apenas de dois votos, um para prefeito e outro para vereador, muitos eleitores imaginam que o primeiro voto é para prefeito, mas a seqüência correta da votação é o primeiro voto para vereador, com cinco dígitos, e o segundo voto para prefeito, com apenas dois dígitos.

Adauto Alves diz que existem eleitores que querem votar agora para testar se estão votando corretamente no candidato da sua preferência. Mas isso não é possível porque o sistema da urna para teste é diferente do oficial.

As informações são do Diário do Nordeste, Fortaleza - CE

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
14/09/2004 Refugiados aprendem a sobreviver no Brasil
13/09/2004
Colégio tradicional abrirá escola para crianças pobres
13/09/2004 Liderança feminina no Terceiro Setor é marcada por sacrifícios pessoais
13/09/2004
Oficina de culinária ensina crianças de forma lúdica
13/09/2004 Crianças desistem de brincadeira com armas artesanais
10/09/2004 Tampas, canos, cabaças são transformados em instrumentos musicais
10/09/2004
Campanha incentiva jovens e adultos a estudar
09/09/2004
Cooperativa muda a vida dos catadores
09/09/2004 Projeto de cultivo de algodão transforma comunidades no Nordeste
08/09/2004
Camisetas ecológicas geram renda para catadores