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criatividade
16/06/2004
Pneus são reaproveitados e meio ambiente é preservado

Os fabricantes e os importadores têm de dar fim a um pneu velho para cada unidade nova vendida no Brasil. A reciclagem é a única saída para cumprir a resolução, que entrou em vigor este ano. E há muitas opções de reaproveitar esse material.

Pneus velhos que não podem mais rodar são jogados em terrenos vazios ou em depósitos de lixo. Um pneu pode levar mais de 500 anos para se fazer na natureza.

“E serve de abrigo para mosquitos, ratos e organismos transmissores de doença. Se ele for queimado gera gases tóxicos que trazem problemas para a saúde”, alertou o coordenador de Controle de Qualidade Ambiental do Ibama Márcio Freitas.

Por ano, são colocados no mercado mais de 65 milhões de pneus novos. O último levantamento da indústria de pneus revela que só 20%, cerca de 13 milhões, são reaproveitados. O desafio para 2004 e conseguir reutilizar 100%.

“Aqueles que fabricam ou aqueles importam têm de se tornar responsáveis pelo seu lixo final”, disse a secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente Marijane Lisboa.

As empresas precisam encontrar uma solução que não prejudique a natureza. Hoje existem várias técnicas de reaproveitamento de pneus dentro da própria indústria. Um depósito em Brasília já mandou mais de 500 toneladas de pneus velhos para usinas de cimento.

Os pneus picados servem como combustível para os fornos das usinas. Em várias cidades que sofre com enchentes, eles canalizam a água das chuvas e formam muros de proteção. A borracha dos pneus também pode virar chinelos, tapetes de carros ou matéria-prima para a fabricação de asfalto utilizado nas estradas.

A tecnologia é bem conhecida no exterior e começa a ser usado no Brasil. Cada quilômetro consome em média mil pneus. Em São Paulo, uma concessionária pavimentou 93 quilômetros de rodovias com o chamada asfalto borracha e gostou do resultado.

“Apesar do valor inicial ainda estar da ordem de 25% a 30% mais caro, a longo prazo esse investimento compensa porque esperamos um aumento de 50% na vida útil do pavimento com asfalto borracha”, avaliou o diretor de Operações e Engenharia da Intervias Roberto de Barros Calixto.

O asfalto-borracha, feito a partir da reciclagem de pneus velhos, é usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos. No Brasil, no entanto, apenas algumas empresas privadas e prefeituras usam essa técnica.


As informações são do site Globo.com.

 
 
 

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