HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

Londrina
17/11/2004

Família na escola melhora rendimento de alunos

LONDRINA (PR) - Família na escola: benefícios para toda a comunidade escolar. É com objetivo de atrair a participação de familiares dos alunos que os colégios municipais estão realizando a Semana da Família na Escola. De ontem até a sexta-feira cada instituição promove atividades que irão envolver pais e filhos.

A escola Professor Moacyr Teixeira (Zona Norte de Londrina) organizou uma mostra de desenhos, maquetes e pinturas feitas pelos alunos. ''Os pais só conhecem o trabalhos dos próprios filhos; por meio da exposição, a família poderá conhecer a produção de todos os alunos'', argumenta a diretora Maria Izabel Perine. Segundo a diretora, cerca de 70% dos pais de alunos participam com frequência das atividades da escola.

A dona de casa Emiko NaKamura de Sousa foi à reunião com os professores dos dois filhos que estudam na escola e aproveitou para visitar a mostra de trabalhos. ''Acredito que os pais devem participar das atividades da escola, só dessa forma é que os filhos se sentem estimulados para estudar'', menciona.

Roselaine Nascimento foi pegar a filha no final da aula de ontem e também visitou a mostra. '' Sempre venho nas reuniões e participo das atividades da escola. Minha filha se sente feliz quando eu venho'', revela.

Na escola Santos Dumont (Zona Leste) pais e filhos fizeram ginástica juntos na tarde de ontem. A empresária Nilda Baeta e a filha Vitória Baeta Prata eram as mais animadas. '' Venho sempre que é possível'', diz Nilda. A empresária acredita que a presença dos pais no colégio serve para eles saberem o que os filhos fazem e como é o ambiente escolar. Além de trazer a mãe para a escola, Vitória levou a avó para fazer parte da programação. ''Sempre venho pegar a minha neta mas hoje eu não vou dançar por causa de um problema no ombro'', contou Odete Baeta.

Para a supervisora pedagógica da escola Santos Dumont, Estela Frederico Ferreira, a crianças valorizam a participação dos familiares. ''Também é bom que pais venham e se sintam um pouco alunos outra vez'' opina. Segundo ela, inclusive o rendimento dos alunos melhora em sala de aula quando os pais se fazem mais presentes no colégio.

Um bom exemplo do poder da presença dos pais na escola aconteceu no colégio Dalva Fahal Boaventura (Zona Sul). Uma indústria que fica ao lado da instituição fazia barrulho e atrapalhava os alunos, lembra a diretora Silvia Regina Bersi. A escola questionou a comunidade escolar e o barulho vindo da fábrica apareceu na lista dos problemas. Segundo ela, dois pais de alunos foram até a fábrica e pediram para que as atividades barulhentas fossem realizadas em horários em que não houvessem aulas na escola. ''Pensei que seria muito complicado mas com a ajuda dos pais foi muito simples'', comemora Silvia.


As informações são da Folha de Londrina.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
16/11/2004 Morador de favela ensina inglês gratuitamente à comunidade
12/11/2004 Empresa cria vínculo com comunidade local
12/11/2004 Sociedade organizada constrói cisternas e dribla a seca no semi-árido
11/11/2004 Bloco do Lixo faz instrumentos de latas recicladas
11/11/2004 Dona de casa usa garrafa pet como matéria-prima de bolsas e acessórios
10/11/2004 Projeto contribui para geração de renda
08/11/2004 Cresce número de iniciativas para evitar desperdício de alimentos
08/11/2004 Estilista reúne responsabilidade social, moda e ecologia
05/11/2004 ONG cria bibliotecas e estimula hábito de leitura
04/11/2004 Projetos incentivam leitura e atendem milhares de pessoas