HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

Respeito
29/07/2004
ONG ajuda crianças com paralisia cerebral a melhorar a qualidade de vida

Luís Gustavo é um menino sorridente, ativo, bem diferente de três anos atrás. "Ele não sentava, não tinha reações nem estímulos, não pegava os objetos e não sorria", contou Ana Lúcia Santos, mãe do menino.

A evolução de Luís Gustavo é resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral, uma organização não-governamental que dá assistência gratuita a 200 meninos e meninas, a maioria de famílias pobres de Salvador. Criado há quatro anos, o núcleo tem uma equipe de 40 profissionais e ainda conta com a boa vontade de 20 voluntários. Gente que se dedica ao trabalho em tempo integral.

Foi com ajuda da fisioterapia que, aos cinco anos, Cléverson conseguiu ficar em pé. Sérgio opera o teclado de uma forma diferente na aula de informática, mas o rendimento é igual ao das outras crianças.

Com as fonoaudiólogas, as crianças conseguem desenvolver a fala. E a musicoterapia faz com que elas se sintam integradas.Na piscina, é desenvolvida uma das atividades que a garotada mais gosta. Como a água reduz o peso do corpo, a hidroterapia serve para estimular os movimentos das pernas.

À medida em que o trabalho foi avançando, surgiram novos desafios. Um deles era dar uma melhor qualidade de vida para as mães. Os coordenadores do projeto notaram que 80% delas sofrem de problemas na coluna por ter de carregar os filhos boa parte do tempo. A solução foi dar aulas de hidroginástica uma vez por semana.

A história do núcleo de apoio à criança com paralisia cerebral vai virar livro. Um dos capítulos está sendo escrito por uma adolescente de 17 anos que há quatro é atendida pela organização.

Crisleide tem um raciocínio perfeito. A aluna do segundo ano do ensino médio fala com dificuldade, mas coloca as idéias no computador com clareza. "Quero passar para as pessoas que se encontram na mesma situação que eu que elas podem ser independentes", disse.

As informações são da Globo.com

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
28/07/2004 Projeto aposta nas mulheres para ajudar na preservação ambiental
28/07/2004
Projeto aposta nas mulheres para ajudar na preservação ambiental
28/07/2004
Creche é referência de responsabilidade social
28/07/2004
Saúde & Alegria mostra a Amazônia no Rio de Janeiro
27/07/2004
Coco vira artesanato e é sucesso de exportação
27/07/2004
Projeto que atende crianças negligenciadas por pais é finalista da Abrinq
27/07/2004
Cidade de Deus ganha dois cyber cafés
27/07/2004 Idosos praticam esportes e reduzem atendimentos em postos de saúde
26/07/2004
Instituições pedem ajuda à comunidade
26/07/2004
Mulheres transformam bagaço de cana em arte