HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

informação
29/07/2004
Projeto oferece educação sexual para jovens

Um problema típico dos adolescentes é ter um monte de dúvidas sobre tudo, mas não saber muito bem a quem perguntar. Em bairros pobres na periferia de Aracaju, um projeto apoiado pelo Criança Esperança está mudando esta realidade. Estudantes esclarecem questões delicadas e ainda levam as lições para casa.

Uma filha de quatro anos, outra de três e um bebê a caminho. Fátima dos Santos não planejou nenhuma gravidez e hoje, aos 18 anos, mal sabe assinar o nome e está desempregada. "Se tivesse pensado melhor, teria estudado muito", lamenta ela.

Fátima não pensou melhor porque faltou informação e informação é o que sobra no Centro de Convivência de Adolescentes, na periferia de Aracaju, que atende a 700 jovens, entre 10 e 19 anos. Parte da verba para manutenção vem do programa Criança Esperança.

O centro foi criado para ser a extensão da casa dos adolescentes. Lá, eles encontram uma família e têm a liberdade de discutir e tirar dúvidas sobre temas como a sexualidade. Por isso, os grupos educativos são os que atraem o maior número de adolescentes.

Atentos, curiosos e participativos. Poucos, em uma roda, sabiam sobre as mudanças provocadas pela adolescência. "Eu tinha curiosidade, até porque em casa você não tem essas informações. Os pais não passam", conta a estudante Míriam da Rocha.

De aprendizes a multiplicadores. De lá, alguns saem para dividir a informação e orientar outros adolescentes. Foi o que aconteceu com a estudante Iolanda Nascimento. "Eu não sabia nada, aprendi tudo aqui, tirei minhas dúvidas, da minha mãe", lembra ela.

"O Criança Esperança exige da gente um trabalho consciente em relação ao adolescente. Tudo de bom e melhor para ele. Mudou a vida de muitos adolescentes aqui, eles não tinham aonde ir", afirma a coordenadora do Centro, Ana Lúcia Rodrigues Passos.


As informações são da Globo.com

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
29/07/2004 Mulheres usam ervas contra doenças
28/07/2004 Projeto aposta nas mulheres para ajudar na preservação ambiental
28/07/2004
Creche é referência de responsabilidade social
28/07/2004
Saúde & Alegria mostra a Amazônia no Rio de Janeiro
27/07/2004
Coco vira artesanato e é sucesso de exportação
27/07/2004
Projeto que atende crianças negligenciadas por pais é finalista da Abrinq
27/07/2004
Cidade de Deus ganha dois cyber cafés
27/07/2004 Idosos praticam esportes e reduzem atendimentos em postos de saúde
26/07/2004
Instituições pedem ajuda à comunidade
26/07/2004
Mulheres transformam bagaço de cana em arte