HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
CEARÁ
31/03/2005
Agentes Comunitários de saúde serão capacitados

IGUATU (CE) - Agentes comunitários de saúde de 17 municípios da região de Iguatu e Icó participarão de um curso técnico visando à uma maior qualificação. A solenidade de lançamento do curso foi realizada no auditório do Centro de Formação de Professores, nesta cidade, e contou com a presença de autoridades, instrutores, médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família e dos próprios agentes de saúde.

Na abertura do evento, o ex-secretário de Saúde do Ceará e idealizador do curso, médico sanitarista, Carlile Lavor, apresentou um histórico sobre a criação do programa Agente de Saúde, que surgiu a partir de uma experiência dele, na cidade de Jucás, no início dos anos 1980. Em 1987 a idéia foi encampada pelo ex-governador, Tasso Jereissati.

Nesse período, os agentes de saúde realizaram um amplo trabalho no combate à desnutrição infantil, incentivo ao aleitamento materno, vacinação e orientações sobre os cuidados básicos de saúde. “Naquela época, as doenças eram coqueluche, sarampo, diarréia, desidratação, mas hoje nós temos novos desafios”, observou Carlile Lavor. “Os agentes precisam estar preparados para orientar sobre a Aids e acidentes de trânsito com motoqueiros, que matam muita gente a cada semana”.

O secretário adjunto de Saúde de Iguatu, Joab Soares, mostrou que a parceria entre a Prefeitura e o Estado para realização do curso técnico de agente de saúde foi fruto de uma decisão política importante para a qualificação desses profissionais. “Estamos criando a Escola de Saúde Pública do Município que vai promover cursos e treinamentos para os profissionais de Saúde e para equipes do PSF”, disse. “O nosso objetivo é trabalhar com parcerias”.

A coordenadora regional do curso, Eurenir dos Santos Sobreira, explicou que os agentes estão motivados a estudarem. “O curso tem uma metodologia dinâmica e participativa, com bons instrutores formados em Letras, Pedagogia, Assistência Social, Psicologia e Enfermagem”, disse. “O treinamento será uma oportunidade para os agentes aprimorar e ampliar os conhecimentos”. Em breve, será exigido que os agentes tenham pelo menos o Ensino Médio.

O prefeito de Iguatu Agenor Neto mostrou o compromisso da administração com a implantação da Escola de Saúde Pública e aproveitou a oportunidade para anunciar a implantação de uma clínica hemodiálise, do Centro de Especialidades Odontológicas e de ações para a melhoria do setor de saúde. “O nosso objetivo é apoiar o trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde”, frisou. “Esse curso representa a oportunidade de profissionalização da categoria”.

O curso técnico de agente de saúde terá uma duração de dois anos e vai contemplar a categoria nas regiões de Iguatu e de Icó, onde estão instaladas as 17ª e 18ª Células Regionais de Saúde (Ceres). Começou com uma turma de 30 agentes, nesta cidade. Até o final do mês de abril serão mais três turmas. Em breve, todas as 17 cidades serão contempladas com o curso.


As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
30/03/2005 Jovens atendidos pelo Instituto dos Cegos encenam Paixão de Cristo
30/03/2005 Governo investe em projetos para recuperação e preservação da Mata Atlântica
28/03/2005 ONG aposta no protagonismo juvenil para adolescentes de Americanópolis
24/03/2005 Circo une jovens de diversas classes sociais
24/03/2005 ONGs oferecem oportunidade de ingresso no mercado para jovens
24/03/2005 Cultura de rua movimenta jovens piauienses
23/03/2005 Curso capacitará lideranças comunitárias
23/03/2005 Pescadores paulistas, passam por curso de capacitação
22/03/2005 Município inicia projeto Anjo da Guarda nas escolas
18/03/2005 Projeto Novos Talentos pode fechar