Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Mês de Dezembro, 2000

 

Jovens desenham um país promissor e sem desemprego, mostra pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Indicador de Opinião Pública, divulgada pela Revista Época, mostra que os jovens são otimistas em relação ao futuro e acreditam que o desemprego é o problema mais grave da população.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 500 jovens de 18 anos, nas regiões metropolitanas de cinco capitais: Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Segundo o estudo, 67% dos entrevistados acreditam que o problema nacional mais grave é o desemprego. A violência vem em segundo lugar, com 60%, e a pobreza em terceiro (54%). Vale ressaltar que o desemprego é o maior temor nos jovens em todas as categorias pesquisadas, à frente até mesmo da AIDS.

Outro ponto fundamental colocado pelos jovens é a completa descrença nos políticos: 61% consideram ineficiente recorrer a eles e 46% responderam que nenhum político os atrai. Apesar disso, 59% dos jovens votariam mesmo com voto facultativo - idéia defendida por 69%.

Ao planejar o futuro, embora 12% tenham mencionado alguma dificuldade para subir na vida, 91% acham que alcançarão condições melhores ou iguais às dos pais.

Como já era esperado pelos pesquisadores, os jovens entrevistados ainda querem casar à moda antiga (72%).

Entretanto admitem-se mais liberais quando o assunto é sexualidade. Não aceitam o veto à camisinha (92%) - imposto pela igreja - apoiam a parceria civil de pessoas do mesmo sexo (60%) e são favoráveis ao aborto (72%).

(Revista Época)

                                                Subir    
   OUTUBRO
  Sucesso profissional não depende só do diploma universitário
   
   SETEMBRO
  Administrar inveja pode ser bom para carreira
   
   AGOSTO
  Brasil atrai imigrantes altamente qualificados
   
   JULHO
  Ética ganha status na contratação
   
   JUNHO
  Revista analisa desafio do trabalho
   
   MAIO
  87% das empresas demitem por má conduta
   
   ABRIL
  Brasil percebe que educação é chave para o crescimento