HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

desenvolvimento
04/08/2004
Falta de política racial trava expansão

Boa parte dos problemas brasileiros tem raiz na ausência de políticas voltadas para parcelas menos favorecidas da população, principalmente os negros e indígenas, afirmou o representante-residente do PNUD no Brasil, Carlos Lopes, ao comentar o Relatório de Desenvolvimento Humano 2004.

"É possível afirmar que grande parte dos problemas do país decorre exatamente da ausência de políticas multiculturais que possam alavancar o desenvolvimento humano, sobretudo da população negra a indígena", disse ele em entrevista ao site "Educacional" . Este ano, o Relatório de Desenvolvimento Humano, principal publicação do PNUD, destacou o tema "Liberdade Cultural num Mundo Diversificado".

Carlos Lopes frisou que "o relatório vê as diferenças culturais como propiciadoras do desenvolvimento, e não como entrave". Nesse sentido, se contrapõe ao determinismo geográfico e cultural que, embora sem sustentação empírica ou teórica, por vezes é retomado entre os segmentos mais conservadores.

"O relatório mostra que os principais fatores de conflito não são as diferenças culturais, mas sim a intolerância, a exclusão e as desigualdades políticas e socioeconômicas que delas decorrem", salientou o representante-residente do PNUD. “Mesmo o acirramento das identidades pode ser, freqüentemente, resposta à insegurança que as desigualdades provocam sobre os grupos discriminados”, afirmou ele na entrevista.

“A chave para a tolerância é exatamente a combinação de políticas multiculturais, desde uma educação inclusiva, passando por medidas que assegurem a representação política daqueles grupos, até programas que garantam o acesso a recursos e oportunidades para o desenvolvimento humano”, sugeriu.

 

As informações são da PrimaPagina.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
04/08/2004 Ceará planeja reformar sistema de ensino
04/08/2004 Ministério da Cultura quer revelar novos olhares sobre o Brasil
04/08/2004 Educação sexual é prioridade para o coordenador do programa anti-Aids
04/08/2004 Campanha já recolheu mais de 30 mil armas
03/08/2004 Aumenta valor do repasse da merenda escolar
03/08/2004
Crianças do Instituto Emílio Ribas passam a estudar dentro do hospital
03/08/2004
Americanos querem armas do Brasil
03/08/2004 Empresas voltam a valorizar experiência
03/08/2004 Mulheres representam 2/3 da força de trabalho nas ONGs
03/08/2004
Baía de Sepetiba tem projeto de despoluição