comunidade
13/12/2007

Universidades e cursinhos da Liberdade criam conselho de segurança

Heitor Augusto


Atendendo a pedidos dos estudantes que se queixavam de furtos no bairro da Liberdade, zona sul, a Unicsul, junto com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), criou um Conseg universitário. O objetivo é prevenir pequenos delitos, dando dicas de segurança aos estudantes e trocando informações entre as instituições de ensino.

Uma das iniciativas é mandar uma newsletter para os gestores das instituições de ensino do bairro com dicas de segurança. As informações são colocadas em murais das escolas e enviadas por e-mail. Evitar colar um adesivo com o brasão da faculdade no carro é uma das medidas preventivas. “Queremos trabalhar com os gestores das escolas para que eles conversem com alunos e professores”, explica Edilson Orlando, gestor de segurança da Unicsul.

“Roubo de celulares, pequenos furtos e quebra de vidros de carros no trânsito parado por conta das ruas estreitas são delitos comuns no bairro da Liberdade”, afirma Nilton Fukui, presidente do Conseg. “Tem até ladrão usando bicicleta para roubar”, complementa Orlando.

O Conseg universitário reúne os cursinhos Anglo (rua Tamandaré) e Etapa (rua São Joaquim); as universidades Unicsul e FMU (ambas na rua Galvão Bueno), Fecap (avenida Liberdade), Ipep (rua Pirapitingui), Unip (rua Apeninos), Uninove (rua Vergueiro); e a escola técnica São Francisco de Bórgia (rua São Joaquim).

O bairro tem 1 km2 de área. A região concentra a maior comunidade japonesa da cidade. Além de universidades e cursinhos, há quatro hospitais de grande porte e dois supermercados de grandes redes. O bairro também é caracterizado por três depósitos de reciclagens próximos à Baixada do Glicério (na rua Mituto Mizumoto e nos baixos do viaduto 23 de Maio).

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
11/12/2007
Ministério do Desenvolvimento discute criar secretaria para qualificação de trabalhadores
11/12/2007 Festival para jovens vai movimentar Parque da Juventude
11/12/2007
Para sindicato dos médicos faculdades praticam estelionato educacional
10/12/2007
Trilha é adaptada para receber pessoas com deficiência
10/12/2007
Fábrica de Cultura começa em 2008 nos CEUs
07/12/2007
Sambistas se unem para gerar renda nos meses ociosos
06/12/2007 O outro azul
06/12/2007 Potencial gastronômico da Mooca vai ser usado para turismo
05/12/2007 Ônibus, metrô e, agora, táxi com TV
04/12/2007
Rave na Casa das Rosas
Mais matérias