HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação

14/08/2006

Seminário debate conceito de educação integral

Cássia Gisele Ribeiro
especial para o GD


Com o intuito de promover um debate sobre o conceito de educação integral, a fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) realizam o Seminário Nacional Tecendo Redes para a Educação Integral. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de agosto na cidade de São Paulo.

As atividades serão divididas em cinco grupos temáticos: propósitos da educação integral, projetos pedagógicos, propostas de políticas públicas, monitoramento e avaliação de resultados e redes para a educação. Além disso, seis mesas serão compostas por experiências realizadas em diferentes municípios brasileiros. "A idéia é mostrar porque é necessário enfrentar os problemas da educação e como a prática da educação integral é fundamental para esse processo", afirma a coordenadora da Área de Educação e Comunidade do Cenpec, Maria Júlia Azevedo.

A adoção gradativa de um sistema educacional integral está prevista no artigo 87 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. "Dez anos se passaram desde a promulgação da LDB, mas o conceito de educação integral ainda está em construção", diz a superintendente da fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício.

Nas mesas de experiência serão apresentadas propostas como as de Nova Iguaçu (RJ) e Apucarana (SP). As duas cidades encontraram diferentes formas de aplicar o conceito. Nova Iguaçu optou pela mobilização da sociedade civil, ao passo que Apucarana criou uma lei municipal que estabelece a adoção do sistema. Em comum, os dois municípios têm a formação de redes que englobam a sociedade civil organizada, iniciativa privada e outros níveis do poder público.

"A idéia é que essas experiências sirvam como inspiração e não como um modelo a ser seguido, porque não há fórmula para a educação integral", afirma Patrício. "Os sistemas educacionais devem ser criados de acordo com a realidade de cada comunidade", completa.

Para a representante do Unicef, Cenise Vicente, é importante destacar que, muitas vezes, a cidade encontra tantos problemas nas tentativas de promover melhoria na educação, que não acreditam ser possível mudar o quadro. "Por isso, é importante que as cidades que conseguiram colocar em prática uma ação efetiva de educação integral mostrem às outras que é possível", afirma.

Para o vice-presidente de Programas Sociais da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, o evento também tem a importante função de promover discussões entre a sociedade civil e o governo. Para ele, a ação é parte de um esforço para transformar as ações em políticas públicas. "O importante é que a conversa ultrapasse a exposição de projetos isolados. Nosso papel é mostrar caminhos para que os órgãos públicos cumpram seu papel", diz Matias.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
11/08/2006
Só 29 cursos recebem nota máxima em SP
07/08/2006
Ensino integral estimula a participação dos pais
04/08/2006
Experiências educacionais no Brasil
01/08/2006
Cai o número de aprovados no ensino médio em São Paulo
01/08/2006
Bônus Salarial para os professores em Pernambuco
31/07/2006 Cursos abordam futsal, musculação e até o Carnaval
26/07/2006
Pernambuco terá especialização em educação indígena
21 /07/2006
Quadro de desempenho na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé e Sertãozinho
14/07/2006
Estudantes aprendem a preservar em Campos
14/07/2006
Escolas com ações comunitárias têm melhor desempenho na Prova Brasil em relação ao restante da capital
12/07/2006
Escola número 1 em 8º série