.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cidadania
17/05/2005

América Latina: empresários discutem ODM

A classe empresarial representa um dos setores mais fortes e bem articulados do Brasil. Seu poder de influência junto às esferas do governo — municipal, estadual e federal — é indiscutível. Representantes desse grupo que habitualmente se reúne para discutir a taxa básica de juros, metas de inflação ou a conjuntura macroeconômica encontram-se nesta terça e quarta-feira em São Paulo para analisar o desempenho da América Latina em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do milênio — uma série de metas socioeconômicas que os países das Nações Unidas se comprometeram a atingir até 2015.

A Conferência Internacional “Os Empresários e as Metas do Milênio”tem o objetivo de avaliar o que a iniciativa privada tem feito para apoiar a ação em prol dos Objetivos na região. Esse trabalho resultará num documento que deve ser apresentado durante a Cúpula do Milênio, que será realizada em setembro na sede das Nações Unidas, em Nova York. O encontro é realizado pela Fides (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social) em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.

Dentre os participantes do evento, está o vice-presidente da República, José Alencar, que falará não só como representante do governo, mas também como empresário; o presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra; o diretor de Pesquisa e Estudos Econômicos da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Francini; o presidente da CLAMP (Confederação Latino-Americana das Médias e Pequenas Empresas), Juan Alfredo Pinto; o secretário de Relações Internacionais da CNB/CUT (Confederação Nacional dos Bancários da Central Única de Trabalhadores), Gilmar Carneiro; e a analista de programa do PNUD Brasil Marielza Oliveira, além de representantes de praticamente todos os países da América Latina.

A participação da alta esfera do governo federal no encontro reforça a importância da colaboração das empresas para o cumprimento dos Objetivos do Milênio. Para o presidente da FIDES, Alberto Augusto Perazzo, o setor privado tem papel fundamental na busca das metas. “Os empresários podem agir de maneira direta, promovendo uma igualdade efetiva de gênero entre seus funcionários, por exemplo; ou de maneira indireta, investindo em programas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental”.

Perazzo ainda salienta que o encontro busca dar força ao Objetivo número oito, relacionado a parceria mundial pelo desenvolvimento. “Nossa classe tem também um grande desafio, que é o desafio do diálogo. Pessoalmente, eu defendo que o diálogo entre empresários e sindicalistas está muito mais no papel do que na prática, principalmente na sociedade fragmentada em que vivemos. Precisamos trabalhar forte esse diálogo para assegurar o cumprimento das metas”, sugere.

A Conferência Internacional “Os Empresários e as Metas do Milênio” será no memorial da América Latina, que fica na Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo. O evento acontece em 17 e 18 de maio, terça e quarta-feira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

As informações são do PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
16/05/2005 Brasil fica entre países com maior desigualdade entre homens e mulheres
16/05/2005 Curso visa 14 mil jovens desempregados
16/05/2005 Fundeb não poderá elevar despesa da União
16/05/2005 Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem
16/05/2005 Cultura leva jovens aos morros
16/05/2005 Público lota Bienal do Livro do Rio atrás de promoções e best-sellers
13/05/2005 USP quer preparar alunos de escolas públicas para passar no vestibular
13/05/2005 Educador 2005, congresso reúne 60 especialistas da área
13/05/2005 Bienal começa com crítica a Lula por "ataque à língua"