HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
social
17/10/2003
Ministro diz que Fome Zero é saúde preventiva

O ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, defendeu ontem a inclusão de R$ 3,6 bilhões do Fundo de Combate à Pobreza no Orçamento do próximo ano como gastos em saúde. Parlamentares acusam o governo de estar maquiando o Orçamento para atingir o mínimo de investimentos exigido pela Constituição para a área.

"Saúde não é só gasto com hospital. Valorizar alimentação e saneamento básico é fazer uma medicina preventiva, em vez de curativa", disse ele, que participou de café da manhã na Câmara com a bancada do Nordeste.

O ministro foi aplaudido ao falar do "milagre" que aconteceu na cidade de Guaribas (PI) depois que o Fome Zero foi implementado. "É uma coisa que vale a pena ver, o milagre que se opera quando você joga dinheiro nessas pequenas cidades e consegue estimular a produção agrícola local".

Segundo ele, uma das prioridades do Fome Zero para o próximo ano é um programa de educação alimentar. "Somos um país de gente famélica [faminta] e de gorduchos cheios de colesterol, hipertensão e diabetes", disse ele.

No encontro não houve referência ao mal-estar criado no início do ano após o ministro vinculou a violência urbana em São Paulo à migração de nordestinos. "Temos que criar emprego lá, temos que gerar oportunidade de educação lá, temos que gerar cidadania lá, porque se eles continuarem vindo para cá, nós vamos ter que continuar andando de carro blindado", afirmou Graziano na época.

"No começo, houve uma reação de justa indignação. Foi uma expressão infeliz, uma construção infeliz de uma frase, meu objetivo não era aquele, e [a frase] foi usada eleitoralmente", disse ele.

Questionado se sentia-se desprestigiado pelo fato de o Fome Zero ter virado um selo após a unificação dos programas, ele negou que sua pasta tenha sido esvaziada.

 

FERNANDA KRAKOVICS
Da Folha de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
17/10/2003 Armazenar chuva é saída para poupar água
17/10/2003 Horário de verão começa à 0h de domingo
17/10/2003 Portador de deficiência tem menor renda e escolaridade, diz pesquisa
16/10/2003 Professor estuda mais, mas salário é baixo
16/10/2003 Emprego formal cresce em 2002, mas renda cai
16/10/2003 Dinheiro do seguro-desemprego está no fim
16/10/2003 Nobel elogia talento da pesquisa nacional
16/10/2003 Lula e Kirchner farão acordo de combate à pobreza
16/10/2003 DRU pode tirar R$ 17 bi da educação
16/10/2003 Lula afirma ter "dívida" com a educação