.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

prevenção
19/10/200
Curso forma 2 mil em eficiência energética

Mais de 2 mil pessoas foram treinadas em um projeto que visa capacitar profissionais a trabalhar com processos e produtos que economizam eletricidade. Iniciada no final de maio e com previsão de término em novembro, a série de cursos já formou exatos 2.259 técnicos de áreas tão diversas como engenharia, administração, economia e até direito.

Os cursos, organizados pela Eletrobrás, fazem parte do projeto Disseminação de Informações em Eficiência Energética, apoiado pelo PNUD. “A principal carência do Brasil nessa área não é nem de tecnologia nem de ordem financeira, é de capacitação”, afirma o professor Luiz Horta Nogueira, da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (Fupai), sintetizando o ponto de partida do programa. A Fupai, ligada à Universidade Federal de Itajubá, é responsável por ministrar os cursos.

A Fupai e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) estudam renovar a parceria e organizar outras capacitações. Segundo Nogueira, há demanda adicional em segmentos como meio ambiente, cogeração e iluminação eficiente.

Nos 70 cursos feitos até o início de outubro foram ensinadas maneiras de melhorar os sistemas de iluminação (por meio da troca de luminárias e do uso da luz natural, por exemplo), ajustes nos sistemas de ar-condicionado e nos sistemas de acionamento (para elevadores, por exemplo), tecnologias de aquecimento mais eficazes, sistemas de aquecimento solar e redução de perdas na distribuição de energia. “Procurou-se cobrir uma ampla gama de contextos de usos e tecnologias, sem contudo perder de vista o enfoque do uso final eficiente”, explica Nogueira.

Nessa primeira etapa, a capacitação foi organizada em quatro áreas: prédios públicos, indústria e comércio, uso eficiente de energia e sistema de saneamento.

As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
19/10/2004 ONGs unem projetos aos Objetivos da ONU
19/10/2004
Medo do desemprego atinge 72% dos recém - empregados
19/10/2004
Desarmamento recebe maior apoio de idosos
18/10/2004
Bolsas erram foco e priorizam os "com-escola"
18/10/2004 Ação pede revisão de benefícios
18/10/2004 Falta política de Estado para educação brasileira
18/10/2004
Fundeb vai financiar também ensino médio
18/10/2004 Brasil é visto como destino turístico perigoso
15/10/2004
Indústria de SP contrata mais que em 2000
15/10/2004 Fundo de Desenvolvimento da Educação está próximo