.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cultura
25/11/2004
Projeto reproduz histórias de anônimos de todo país

Grasiela Cardoso
Especial para o Aprendiz

Fatos que marcaram o país, feito por histórias de anônimos, agora serão reproduzidas em vídeos de curta metragem pelo projeto Revelando os Brasis. Criado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto Marlin Azul*, a proposta é incentivar a produção de audiovisual em municípios de até 20 mil habitantes.

Para isso, os candidatos escreveram textos contando histórias de personagens de suas próprias cidades e que tenham feito a história do Brasil naquela região. "O projeto tem mostrado histórias que jamais seriam reveladas antes", conta a coordenadora do projeto, Beatriz Lindenberg.

Donas-de-casa, professores, estudantes, comerciantes, funcionários públicos, médicos estão entre os contemplados pelo projeto. Grande parte dos escolhidos, não possui conhecimento na área de audiovisual, apenas dois deles tem experiência na área. "É uma rica troca de experiência, todos estão aprendendo", comenta a coordenadora.

Durante sete dias, eles aprenderam a desenvolver roteiros e usar equipamentos e aparelhagem. Depois disto, voltaram para suas cidades e começaram a filmar, sem a ajuda de especialistas na área. Apenas pessoas da própria comunidade participaram do elenco. O projeto vai oferecer também toda a aparelhagem para edição digital.

No total foram escolhidos 417 histórias, das quais 40 delas foram contempladas pelo programa. Os finalistas representam 21 estados. Em alguns dos municípios participantes do projeto sequer existe cinema. A coordenadora do projeto conta que a escolha dos selecionados não foi tarefa fácil, para isso, dois requisitos se tornaram fundamentais: a originalidade da história e a viabilidade.

O maior número de histórias contempladas estão nos estado nordestinos, mas há de ouras regiões: Paraíba (cinco histórias); Bahia e Espírito Santo (quatro); Alagoas, Santa Catarina e Minas Gerais (três); São Paulo, Ceará e Rio Grande do Norte (duas); Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Piauí, tiveram cada um uma história contemplada.

O projeto foi lançado em agosto desse ano e os filmes serão concluídos em fevereiro de 2005. Primeiramente eles serão exibidos nas cidades de origem e depois na rede pública de televisão.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
25/11/2004 Governo quer atrelar salário mínimo ao PIB
25/11/2004 25% das cidades têm alto risco de pobreza
25/11/2004 Projeto endurece regra para universidades
24/11/2004 Lula pede solução para dar o maior aumento possível ao mínimo em 2005
24/11/2004
Número de alunos negros cai à medida que nível escolar aumenta
24/11/2004
Governo avalia ações de combate a uso de álcool
24/11/2004
Salário-mínimo do Rio passa a R$ 310
23/11/2004
Emprego com registro cresce pelo 10º mês
23/11/2004
Brasil precisa criar programa anti-Aids para viciados, diz ONU
23/11/2004 Estudantes fazem manifestação por mais vagas no ensino público superior