HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

cidadania
27 /05/2004
Aspirina? Xarope? Que nada. Rir é o melhor remédio

Você confiaria numa equipe de saúde completamente louca que ao invés de medicamentos receita muitas gargalhadas e doses cavalares de bom humor semanalmente? A fórmula pode até parecer absurda, mas é assim que a Trupe da Saúde vem contagiando muita gente com o vírus da alegria em todos os hospitais de Curitiba.

Contrariando aquele cartaz que pede silêncio no interior dos hospitais, quando o doutor Gargalhada (Fábio Silvestre) chega com o doutor Risadinha (Nawbert Cordeiro), a doutora Bonitinha (Mariana Zanette) e a enfermeira Cibalena (Nane Narineski) acontece um verdadeiro estrondo. "Hoje temos que fazer uma retirada de sapos. Tem muita gente por aí engolindo sapo e passando mal", explica Risadinha a um dos pequenos pacientes internados no Hospital de Clínicas de Curitiba. O HC é uma das seis instituições em que a Trupe da Saúde atua.

Formada por atores profissionais, a "equipe médico locologista" - como o grupo se autodenomina - realiza visitas semanais a hospitais com o intuito de fazer com que o período que as pessoas, principalmente as crianças, ficam internadas seja mais alegre e menos monótono. Tudo isso também impulsiona os pacientes a colocar em prática a risoterapia, ou seja, a terapia por intermédio do riso, trabalho que produz efeitos positivos no combate a vários tipos de doenças (tudo cientificamente comprovado).

Bruno dos Santos, 10 anos, ficou empolgado. "Eu sempre quis ser médico, mas agora quero ser como o Gargalhada", afirma. "Você quer ser médico locologista?", perguntou Gargalhada. Bruno sorriu, fazendo que sim com a cabeça. Mais do que depressa, Risadinha e Cibalena pegaram o estetoscópio para examiná-lo e verificar se Bruno está em condições de ser um médico locologista quando crescer. A resposta da equipe deixou o garoto satisfeito e arrancou risos de outros pacientes e funcionários do hospital que presenciaram a cena, em pleno corredor do setor de Otorrinolaringologia do HC.

Colabore
O projeto Doutores da Alegria foi criado em 1991 e atende hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife (PE). O trabalho é feito com recursos provenientes da Lei Rouanet, mas também conta com doações e a renda dos produtos comercializados. As canecas, por exemplo, custam R$ 10. Há ainda camisetas, livros e outros produtos. Informações e encomendas pelo telefone 0800-7710902 ou no site www.doutoresdaalegria.com.br.


As informações são da Gazeta do Povo, de Curitiba - PR.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27/05/2004 Pesquisa mostra que médicos sabem pouco sobre os remédios que receitam
27/05/2004
Corrida é uma luz para o futuro
27/05/2004 Entulhos reformam escolas em Belo Horizonte
27/05/2004
Só 4% dos mais pobres vão à faculdade, diz Inep
27/05/2004 Candidato de escola pública terá nota extra na Unicamp
27/05/2004 Indústria do fumo poderá ter de indenizar rede de saúde
27/05/2004 Crianças transformam lixo em brinquedo
27/05/2004 Ação pede que lanche do McDonald's traga alerta de potencial risco à saúde
26/05/2004 Professores da rede pública querem filhos na particular
26/05/2004 Álcool sobe e puxa também preço da gasolina