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A revolta dos medíocres

“Ao ler o artigo “A revolta dos medíocres”, no Jornal Folha de São Paulo, entrei em contradição própria.

Logo no início do texto, é afirmado que \"Já na próxima sexta feira, professores reúnem-se na praça da Sé para, entre outras queixas, reclamar desse sistema de mérito\". Bem, concordo com o Sr. Dimenstein quando critica a resistência de alguns profissionais quanto ao mérito.

O que mais me intrigou foi o fato de ter-se furtado desse \"outras queixas\". Resolvi pesquisar para ver quais são as pautas a serem discutidas nessa paralisação do dia 24/08.

* Reajuste salarial ( o último foi há 2 anos)
* Piso segundo o Dieese (R$ 1.626,56 em Junho)
* Limite de 35 alunos por sala
* Respeito à data-base.

Bem, não encontrei nenhuma pauta sobre a fiscalização ou gratificação por mérito. Apesar de achar que é sim necessária, o que está acontecendo é que não está claro como esse mérito vai ser analisado. Seria por notas? Bem, digo que vários profissionais não tão sérios (que existe em qualquer profissão) atribuirá notas de qualquer maneira. Seria por projetos educacionais? Seria através de provas externas?

Creio que o Governo do Estado tenha que deixar muito claro quais serão os parâmetros de avaliação. Não tenho o interesse nessa gratificação. Todos os dias encosto a cabeça no travesseiro e durmo com o sentimento de dever cumprido.

Infelizmente o que vemos é que não existe vontade política de se arrumar a situação, somente toma-se medidas paleativas para tapar um buraco, mas que, ao mesmo tempo cria-se outro.

Por isso, sou sim a favor da paralisação e que a sociedade possa estar engajada nessa luta. Afinal, não é uma luta por nós professores (que um dia vamos nos aposentar e morrer todo todo ser humano) a luta é pelo desenvolvimento dos nossos filhos e da sociedade como um todo. É pelo desenvolvimento do Brasil. Depois não reclame dos índices de criminalização e desemprego!”
Prof. Ivan Claudio Guedes, Guarulhos-SP



“Leio sua (s) colunas todos os domingos, e hoje não pude conter minha indignação ao ler o que você pensa sobre a paralisação prevista para o dia 24/08/07. Por favor, acesse o (s) sites das entidades, em especial o da Udemo, da qual sou associada e veja que o motivo maior deste ato, não é protestar contra a avaliação dos serviços públicos, e aqui,em especial a da educação e de seus trabalhadores. A situção que vivenciamos nos últimos anos é de total descaso e de falta de consideração. As condições de trabalho e de infra-estrutura, além das questões salariais são aviltantes, para quem quer uma educação de qualidade. Avaliem, sim!, mas antes nos propiciem as condições.”
Elita



“Gostaria de fazer uma ou duas ponderações sobre este trecho da sua coluna:

Mesmo que, num ranking geral, o colégio não fique bem colocado, o esforço será reconhecido. A base de comparação são os indicadores internos de cada instituição, e não da rede de ensino; do contrário, seria uma injustiça com os professores que trabalham na periferia.

Considere este caso: um professor em uma escola de periferia de uma grande cidade; essa escola tem vários dos problemas conhecidos que dificultam o sucesso dos alunos em sua aprendizagem. Porém, esse professor tem compromisso com seus alunos, está sempre presente, participa dos conselhos de escola e classe e série ativamente, está sempre em contato com as inovações de sua área, enfim, é um "ótimo" professor.

Mas sua escola se saiu muito mal nos indicadores de desempenho e avaliações externas. Como ficaria sua premiação neste caso? Pois, em seu texto parece-me que não ficou claro como se resolveria uma questão como esta que coloquei.”
Arnaldo

 
 
 

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