HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

04/07/2006 
Prova Brasil não destaca nenhuma escola da capital Paulistana

Priscila Albino


O Estado de São Paulo esta entre os 10 primeiros colocados no ranking de melhor desempenho na pesquisa Prova Brasil. O resultado divulgado na ultima sexta-feira (30/06) coloca os paulistas em 4º, 6 e 8º lugar a nível nacional. Um fator relevante é que nenhuma das escolas da capital foram mencionadas, as classificadas são todas do interior do Estado.

Na tabulação feita no Estado de São Paulo a escola que se destaca também não pertence a capital, pertence ao município de Matão. Dentre todas as avaliações feitas no país São Paulo teve sua peculiaridade. Os exames foram feitos em escolas Estaduais e Municipais como em todo o Brasil, mas só foram divulgados dados -escola por escola – somente da rede Municipal de ensino. Segunda a Secretaria Estadual de Educação foi estabelecido um acordo entre ela (Secretaria) e o MEC para que fosse feita a pesquisa por forma de amostragem devido a grande dimensão do Estado e pelo fato de ter muitas escolas. Alunos matriculados em escolas Estaduais são no total 753 mil, nos quais 201 mil fizeram a prova.

O INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) responsável pela pesquisa ainda não divulgou o resultado por cidade, assim não temos como saber quais as escolas que se destacaram, mas não muito êxito, pois não entraram na ranking nacional, na cidade de São Paulo.


Realizado em novembro de 2005 a Prova Brasil avaliou o conhecimento de língua portuguesa (com foco em leitura) e matemática (com foco em solução de problemas) de 3.306.317 estudantes brasileiros . Pela primeira vez qualquer membro da sociedade pode ter informações sobre cada escola da rede pública com informações detalhadas e seu desempenho na educação básica. As provas foram aplicadas em cerca de 160 mil turmas de 41 mil escolas, em 5.398 municípios. Participaram alunos de 4ª e 8ª séries das escolas públicas urbanas, que declararam no censo escolar, pelo menos, 30 matriculados em cada série avaliada. Nas escolas onde o ensino fundamental está organizado em regime de nove anos, a prova foi aplicada nas turmas de 5º e 9º série.

Idealizada para produzir informações sobre o ensino por escola e município, individualmente, a pesquisa tem objetivo de auxiliar governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos, auxiliar a comunidade em estabelecimento de metas e ações pedagógicas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

Os melhores desempenhos em Lingua Portuguesa, de alunos de 4 série, em São Paulo
Os melhores desempenhos em Lingua Portuguesa, de alunos de 8 série, em São Paulo
Os melhores desempenhos em Lingua Portuguesa, de alunos de 4 série, no Brasil
Os melhores desempenhos em Lingua Portuguesa, de alunos de 8 série, no Brasil


   

 
 
 

ANTERIORES
03/07/2006
SP discute Teatro de Rua
29/06/2006 Um dia para foto nos jardins do Museu do Ipiranga
27/06/2006
Parcerias entre Secretarias criam biblioteca e brinquedoteca em albergues da cidade
22/06/2006 Inclusão digital chega de caminhão
21 /06/2006 São Paulo ganha mais um parque para deficientes físicos
12 /06/2006 Subprefeitura de Santana/Tucuruvi convida empresas a participar de revitalização do bairro
12 /06/2006
Marginais melhor sinalizadas
09 /06/2006
Vila comemora Copa do Mundo com muita arte e criatividade
08/06/2006
Alemanha exposta em foto prepara paulistanos para a copa
05/06/2006
Dia Mundial do meio ambiente é lembrado na cidade
01/06/2006
Psicodrama transforma comunidade