REFLEXÃO

Envie seu comentário

 
 

RADAR DO MUNDO
01/11/2007

França busca melhoras na saúde bucal

  Mariana Martins

Por meio de materiais educativos, palestras, aulas teóricas e projetos práticos, a Union Française pour la Santé Bucco-Dentaire (UFSBD) atua em parceria com escolas da França educando os pequenos cidadãos sobre a importância de como manter uma boca limpa. Acreditando na necessidade deste conhecimento, o projeto de educação bucal faz parte do programa escolar desde os dentinhos de leite.

Visando aprimorar técnicas e métodos de aprendizado, há hoje um interesse de troca de material como fitas de vídeo, entre programas da França e o programa brasileiro "Mostre seu sorriso e o seu talento", também voltado para a conscientização da importância da saúde bucal para crianças e jovens do ensino fundamental.

O projeto do Brasil, idealizado pelo Dr. Emil Adib Razuk, presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (C.R.O), é realizado juntamente com a Secretária de Estado da Educação, e atualmente faz parceria com grandes organizações, como a Rede Globo de Televisão. Iniciado em 2003 em todo o Estado de São Paulo, o programa classifica o aluno como agente multiplicador da informação, ou seja, o que é ensinado na escola através do manual fornecido pela C.R.O, é transmitido pelo aluno à família e à comunidade.

Patrocinado pelo Banco Bradesco, "Mostre seu sorriso e o seu talento" atende hoje cerca de 5 milhões de crianças do ensino fundamental nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Com o objetivo de promover a saúde bucal, o programa promove um concurso no qual os participantes após receberem as informações do professor, devem produzir pequenos trabalhos expressando seu talento. Todos serão analisados e pré-selecionados pelas respectivas escolas,depois, os trabalhos são enviados à C.R.O. e os três primeiros escolhidos ganham prêmios em dinheiro no valor de até R$ 2.000,00. O Conselho pretende com isso, estimular e desenvolver nos alunos o hábito de cuidados diários com a higiene da boca.

Quanto ao projeto, vale ressaltar que toda a participação dos cirurgiões-dentistas é voluntária e sem nenhuma remuneração. Aqueles que participam o fazem por carinho e empatia, no intuito de ter mais contato com a comunidade na região das escolas em que assessoram, tanto com o projeto como com o aprendizado, é o que afirma a Dra.Adriana Cátia Mazzoni, voluntária do projeto, responsável pela reedição do manual.

A luta do Dr. Razuk em promulgar a saúde bucal não se limitou ao programa educativo, foi responsável também pela implementação da fluoretação nas águas da rede pública de saneamento básico, além do bochecho fluorado nas escolas do governo. Segundo entrevista com a Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis, conselheira voluntária do C.R.O. de São Paulo, o programa iniciado pelo Dr. Razuk, é considerado pela Unesco o maior empreendimento dedicado à promulgação da saúde bucal no mundo.

Em sua 5ª edição anual o programa e concurso terão um novo colaborador. Foi firmado em outubro deste ano, o convênio entre o Conselho Regional de Odontologia e a multinacional Colgate-Palmolive, no qual a empresa pretende distribuir kits de higiene pessoal com escovas e cremes dentais aos alunos participantes.

Não é possível afirmar se haverá a troca de materiais entre o projeto francês e o brasileiro, mas uma coisa é certa, se houver tal aliança, saúde bucal será um problema do passado.

Mariana Martins, aluna do 2º ano do ensino médio, do Colégio Bandeirantes - mah.martins@hotmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

ANTERIORES:
23/10/2007  
Teatro começa a modificar sociedade da Índia
11/10/2007  Cinema incentiva o amor pela cidade
02/10/2007  NY estimula a leitura dentro das prisões
31/08/2007  
Jogos Parapan-Americanos põem deficientes em evidência
23/08/2007  
O “bê-á- bá” para a sobrevivência
13/08/2007  
Projeto social venezuelano vê ex-aluno se tornar diretor musical da Filarmônica de Los Angeles
06/08/2007  
Second Life passa a integrar vidas estudantis pelo planeta
30/07/2007  
Escola conscientiza sobre a importância da Amazônia
23/07/2007  
Em meio aos Jogos Pan-Americanos, projeto une educação ao esporte
16/07/2007  
Feira de ciências é usada para despertar vontade de ser cientista
Mais matérias