REFLEXÃO

Envie seu comentário

 
 

RADAR DO MUNDO
23/10/2007

Teatro começa a modificar sociedade da Índia

  Caio Dib

Um grupo de teatro tem conseguido integrar os diversos segmentos sociais da Índia. Por meio de músicas, jogos, viagens e, é lógico, da dramaturgia, o Teatro do Oprimido (TO) trabalha para curar traumas, estabelecer a paz e aumentar a responsabilidade social no país.

A população da Índia tem um grande número de refugiados, grupos étnicos descriminados, pessoas alcoólatras e mulheres portadoras do vírus da AIDS. A naco é uma das mais populosas do mundo, com mais de um bilhão de pessoas.

Em 1971, Augusto Boal saiu da direção do Teatro de Arena de São Paulo e criou o Teatro do Oprimido no Brasil, que visa à construção da cidadania por meio de exercícios, jogos e técnicas teatrais. O projeto também foi criado para pessoas que possuem dificuldades de integração social, econômica, política e cultural, tentando promover a restauração do diálogo e da convivência entre todos em mais de 70 países.

Boal acredita que a iniciativa ajuda as pessoas a viver em sociedade através do jogo teatral. No TO são discutidos e trabalhados temas como racismo, gravidez precoce, machismo, violência, entre outros, que estão presentes em nosso cotidiano. Dessa forma, quem sofre algum desses tipos de agressão consegue ter voz e, muitas vezes, mudar a realidade vivida.

Armindo Pinto, do TO de Santo André, diz que “muitas pessoas já conseguiram melhorar sua vida. A Jane, aos 16 anos, já dá aulas de dança e esse é seu sonho: ser professora de dança. Sonho que luta para concretizar. Fernando, 17 anos, voltou para a escola e acredita que, sendo professor, vai ensinar história, como aprendeu com o Teatro do Oprimido. Michele, 17 anos, aprendeu a se relacionar com sua mãe. Diego aprendeu que mulher é mais que fogão e tanque. Peterson aprendeu a combater o racismo”.

Segmentos do Teatro do Oprimido
No Brasil, o Teatro do Oprimido desenvolve vários projetos em sete Estados diferentes. O Teatro Imagem transforma questões, problemas e sentimentos em linguagens concretas por meio da linguagem corporal, buscando a compreensão dos fatos. Já o Teatro Invisível teatraliza uma cena do cotidiano em lugar em que ela realmente poderia acontecer, contando com a participação do público. Também existe o Teatro Legislativo, que, analisando questões interpessoais e individuais sobre temas do cotidiano, recolhe sugestões da platéia para elaboração de propostas de leis que visem à solução do problema apresentado na peça. Em razão desse projeto, já foram produzidas várias leis, garantindo a democratização através do teatro.

O Teatro do Oprimido também trabalha nas escolas e nas prisões, desenvolvendo projetos de atividade artísticas e visando abertura de espaços de diálogo entre os diferentes atores do sistema prisional e destes com a sociedade civil, além de vários outros projetos.
Caio Dib, aluno do 2º ano do ensino médio, do Colégio Bandeirantes - caio.seixas@yahoo.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

ANTERIORES:
11/10/2007  Cinema incentiva o amor pela cidade
02/10/2007  NY estimula a leitura dentro das prisões
31/08/2007  
Jogos Parapan-Americanos põem deficientes em evidência
23/08/2007  
O “bê-á- bá” para a sobrevivência
13/08/2007  
Projeto social venezuelano vê ex-aluno se tornar diretor musical da Filarmônica de Los Angeles
06/08/2007  
Second Life passa a integrar vidas estudantis pelo planeta
30/07/2007  
Escola conscientiza sobre a importância da Amazônia
23/07/2007  
Em meio aos Jogos Pan-Americanos, projeto une educação ao esporte
16/07/2007  
Feira de ciências é usada para despertar vontade de ser cientista
10/07/2007  
China inclui dança no currículo escolar
Mais matérias