SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
09/03/2004
INSS atrasa cálculos da revisão e prejudica 19.134 aposentados

O pagamento dos valores atrasados da revisão de benefícios dos 19.134 aposentados e pensionistas, incluídos no segundo superlote de sentenças do Juizado Especial Previdenciário de São Paulo, divulgado em janeiro, deve atrasar. O dinheiro — média de R$ 8 mil a R$ 10 mil — está prometido para junho. Mas, o INSS ainda não conseguiu enviar para a contadoria do Juizado os cálculos destes valores para que a Justiça possa expedir as ordens de pagamento a tempo.

Pela lei, o INSS tem 60 dias, após ser intimado pelo Juizado, para encaminhar os cálculos dos montantes devidos. Parte destes cálculos deveria ser entregue no sábado, dia 6, pois a intimação ocorreu no dia 7 de janeiro. Até ontem isto não havia ocorrido. Outra parte, vence na sexta-feira, dia 12.

O INSS de São Paulo reconheceu o atraso e informou que tentará encaminhar os cálculos até domingo que vem, dia 14. Mas não deu certeza, porque tem tido problemas técnicos, que até ontem não haviam sido totalmente resolvidos.

O problema, segundo o Juizado Especial Previdenciário, é que o atraso por parte do INSS, afeta também o andamento de seus trabalhos. O Juizado tem até o segundo dia útil de cada mês para expedir ofícios com os pedidos de pagamentos para o Tribunal Regional Federal (TRF). E este depende o ofício do Juizado para poder emitir a ordem de pagamento para a Caixa Econômica Federal. O banco paga os atrasados em parcela única, no prazo de cinco dias, desde que o recurso já esteja liberado pelo TRF. O pagamento ocorre de acordo com a ordem de entrada das ações.

O atraso pode ser ainda maior se, eventualmente, a contadoria do Juizado, que faz a verificação dos cálculos enviados pelo INSS, encontrar erros nas contas e mandar a Previdência refazer as contas.


Primeiro lote
Com o primeiro superlote de 24.136 sentenças, liberado em dezembro, ocorreu a mesma coisa. O INSS atrasou em quase 10 dias o envio dos cálculos e ainda assim remeteu os valores de apenas 20.190 benefícios por três vezes. Somente ontem à tarde, o Juizado confirmou o envio da listagem correta. Agora os cálculos estarão sendo avaliados pela contadoria e apesar do grande atraso, o Juizado espera enviar os ofícios ao TRF até o dia 2 de abril, para garantir a liberação dos valores em atraso do primeiro superlote em maio.


Mais atrasos
O INSS informou que quanto às 3.946 sentenças que faziam parte deste lote, não há previsão de quando poderão ser reenviadas para a Justiça conferir. Para saber se estão entre os excluídos do primeiro lote, estes aposentados e pensionistas poderão conferir a lista que está disponível no endereço da Previdência na internet (www.previdenciasocial.gov.br).

Ao abrir a página, o interessado deve clicar em Justiça/SP: benefícios revisados. A lista traz o nome do segurado e o número dos 20.190 benefícios revisados. Se não encontrar o seu nome e o número de seu benefício nesta relação, o segurado estará entre os 3.946 excluídos, que serão pagos em data incerta ainda que seu nome esteja na lista divulgada pelo Juizado Previdenciário e disponível no site do TRF (www.trf3.gov.br). O INSS alegou problemas nos cálculos destas pessoas e elas terão de esperar mais para receber.



ELZA YURI HATTORI
do Diário de S. Paulo

 
 
 

notícias ANTERIORES
08 /03/2004 Telecentros levam internet à periferia
04 /03/2004 Implementação de bilhete único começa segunda para 1,2 milhão
04 /03/2004
Impasse no acordo da revisão traz de volta as filas dos aposentados
01 /03/2004
Praça de Pinheiros vira território livre para o uso e tráfico de drogas
01 /03/2004
Levantamento mostra que Moema tem menor número de homicídios
27 /02/2004
Homicídios têm queda em SP, diz prefeitura
27 /02/2004
Marta quer limitar perdão do IPTU
26 /02/2004
Programa bancará aluguel de 3.000 famílias
26 /02/2004
São Paulo tem desemprego recorde para um mês de janeiro
23 /02/2004
Paulistanos não vão poder sacar o FGTS