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mobilização pública
16/03/2004

Moradores tentam embargar obra que retira árvores da Avenida Ibirapuera

SÃO PAULO - Mais uma obra viária causa polêmica na capital paulista. A Secretaria Municipal de Transportes iniciou há 15 dias a construção do Passa Rápido - sistema que coloca os ônibus para circular do lado esquerdo da avenida, com o ponto no meio fio, em faixa exclusiva - e está cortando 35 árvores da avenida Ibirapuera.

Ao longo do percurso, outras 97 árvores serão tiradas e replantadas em outras áreas. Moradores da região já arrecadaram mais de 1.200 assinaturas num abaixo-assinado para tentar embargar a obra. A OAB-SP está notificando a Prefeitura de São Paulo para decidir que tipo de medida poderá tomar.

"As obras têm de respeitar o meio ambiente natural. Um abaixo-assinado como este indica que a população precisa ser ouvida. Essas pessoas não iriam assinar um documento em vão", diz o advogado Celso Fiorillo, membro da Comissão de Meio-Ambiente da OAB-SP.

O diretor de Gestão da SP Trans (São Paulo Transportes), José Evaldo Gonçalo, disse que o ganho na velocidade dos veículos, com a implantação do Passa Rápido, será muito grande e não pode ser desconsiderado. Pelos cálculos da secretaria, a velocidade média dos ônibus, que atualmente é de apenas 10 quilômetros por hora, poderá dobrar quando o corredor estiver pronto. Isso, segundo o diretor da SP Trans, será um grande benefício para toda a população.

"Quando o corredor foi instalado na linha Pirituba/Lapa/centro o ganho foi enorme. As viagens, que demoravam até 1h30m, foram reduzidas para 50 minutos", afirmou.

Neste ano, segundo Gonçalo, serão inaugurados mais 75 quilômetros de Passa Rápido. Além da avenida Ibirapuera, o sistema está previsto para ser instalado nas avenidas Rebouças, Consolação, Francisco Morato, 9 de Julho e Santo Amaro.

No caso das Avenidas Santo Amaro e 9 de Julho, a obra não sofre rejeição dos moradores porque o corredor de ônibus já implantado degradou o entorno há anos. Desta forma, o Passa Rápido pode amenizar a situação. Já em avenidas como Rebouças e Ibirapuera, a preocupação dos moradores e comerciantes é justamente que elas se degradem com as mudanças e a retirada da pouca área verde existente.

"Ninguém quer mais uma Avenida Santo Amaro aqui na região. As árvores tornam o ambiente mais agradável e é isso que valoriza o bairro. Não adianta tirar árvores daqui e se comprometer a plantar noutro lugar", diz o consultor de informática Fernando Grandjean, uma das pessoas que iniciaram o abaixo-assinado contra a obra.

As obras do Passa Rápido da avenida Ibirapuera custarão R$ 16 milhões aos cofres públicos do município, incluindo R$ 1 milhão gastos com tecnologia (semáforos inteligentes, por exemplo).

Gonçalo disse que a prefeitura está conversando com várias entidades da região do Ibirapuera desde o ano passado. Segundo ele, a prefeitura se comprometeu, como forma de compensação, além de transportar as 97 árvores, plantar 368 árvores com até dois metros de altura na avenida. Outras 1.468 mudas serão entregues para serem plantadas em um parque na zona sul, não necessariamente na área do Ibirapuera, de onde as árvores serão arrancadas.

Segundo Gonçalo, o projeto será mudado para não afetar uma seringueira de mais anos, que fica em frente à igreja de Nossa Senhora.

" Não se trata de preservar apenas as seringueiras centenárias. São mais de 50 árvores que serão arrancadas e queremos evitar isso", diz Grandjean.




CLEIDE CARVALHO
WAGNER GOMES
do Globo Online

 
 
 

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