Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 25.04.01 às 16:h05
 

 

Concurso premia trabalhos universitários sobre responsabilidade social

A primeira edição do Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas divulgou os três trabalhos vencedores em cerimônia realizada ontem, 24/04, no Sesc Vila Mariana, São Paulo. Promovido pelo Instituto Ethos e pelo jornal Valor Econômico, o prêmio tem como objetivo estimular a produção de trabalhos acadêmicos de graduação sobre as diversas áreas empresariais que possuem iniciativas voltadas para o Terceiro Setor.

Entre os 12 finalistas, um dos trabalhos ganhadores foi o de Patrícia Mendonça, graduada em Administração na Universidade Federal da Bahia: "O marketing e sua relação com o social". Em seu trabalho, Patrícia apresentou referências práticas acerca dos conceitos de marketing relacionados à ação social.

"Foi bastante difícil concluí-lo, pois não existiam professores preparados para me orientar. Os alunos devem cobrar dos professores que se ampliem as discussões sobre o tema."

Outro trabalho premiado foi o de Gabriela de Paula Miranda, também formada em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro: "Responsabilidade Social corporativa e marketing Social". Segundo sua autora, o trabalho visa esclarecer os conceitos de Responsabilidade Social e marketing social. "Os administradores devem ter em mente que esses conceitos são importantes para suas corporações", argumenta.

A catarinense Fernanda Stori também foi agraciada com o prêmio pelo seu trabalho de reaproveitamento de resíduos das indústrias de beneficiamento de pescado em Santa Catarina. Graduada em Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí, Fernanda propõe em seu trabalho a utilização desses resíduos na elaboração de subprodutos rentáveis. Mais: ela ainda mostra tecnologias para fazê-lo.

Para Oded Grajew, Diretor-presidente do Instituo Ethos, a premiação é uma ponte entre o trabalho do Instituto Ethos e a universidades. "O conceito de ser responsável pela comunidade, assumido cada vez mais pelas empresas, precisa de profissionais capacitados para dar continuidade a esse processo."


 

 
                                                Subir    
   ANTERIORES
  Estudantes assistem perplexos confissão de Arruda
  Rainha procura novo secretário para melhorar imagem
  Presídios geram empregos no interior
  OAB propõe auxílio financeiro para ex-detentos
  Ensino vai para o pregão
  Dinheiro encontrado no lixo
  Sindicato lança cartilha para combater assédio sexual
  Mulheres ocupam apenas 3% dos postos de comando, aponta OIT
  Aumenta participação da mulher no trabalho, mas elas continuam ganhando menos
  Profissionais devem ter cautela ao migrar para telecomunicações
  Internet populariza investimento em ações entre adolescentes
  Comércio se aquece e temporários garantem vagas efetivas
  Empresários apostam em treinamento de funcionários em 2001
  Nível de emprego anual apresenta saldo positivo em 2000
  Voto serve como moeda de troca em comunidades carentes, diz pesquisadora