Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

O cargo

Presidente Senador Dep. Federal Governador Dep. Estadual

Governador

O cargo de governador é o segundo mais importante dentro da estrutura do Poder Executivo, ficando atrás apenas do presidente da República. A Constituição de 1988 atribuiu uma série de tarefas específicas aos governadores, que são responsáveis por boa parte dos serviços básicos que devem ser oferecidos à população. A principal fonte de recursos para eles é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), um dos mais rentosos impostos do país.

Centro do poder

Folha Imagem
Os governos estaduais, pela sua importância, são tratados como objetivos estratégicos pelos partidos políticos. A possibilidade de direcionar investimentos e definir políticas em conjunto com as prefeituras dá ao governador condições para fazer crescer a influência de seu partido na esfera regional. Isso tem diversos reflexos, por exemplo, nas eleições municipais. No plano nacional, a conquista de um governo estadual também é importantíssima, pois amplia o "peso" do partido diante das outras legenda.

Chefe da polícia

A Segurança Pública vem sendo um dos temas mais discutidos desta campanha eleitoral. Essa é uma questão que deve ser debatida especificamente com os governadores, já que são eles que cuidam de toda a "máquina" de repressão ao crime. Os Estados tem autonomia para comandar tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil , por isso são responsáveis pela prevenção, com o policiamento ostensivo, e pela investigação dos casos. Deputados, senadores e outros políticos têm pouca influência nesta questão, apesar de abordarem o tema com frequência em suas campanhas. Os governadores só não têm responsabilidade sobre crimes federais (contrabando e lavagem de dinheiro) e sobre o controle das fronteiras, atividades que estão a cargo da Polícia Federal. Um dos maiores desafios nessa área nos últimos tempos tem sido enfrentar o crime organizado, já que associações dessa natureza tem crescido, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Empregos e guerra fiscal

A geração de emprego também é uma das missões do governador, apesar de não haver nenhuma lei específica atribuindo a ele essa responsabilidade. Na prática, o governador pode atuar nesta questão porque pode usar instrumentos para atrair novas empresas. Normalmente são oferecidos o terreno, a infra-estrutura e linhas de financiamento para investimentos. Ultimamente, no entanto, muitos governadores passaram a diminuir impostos como forma de atração de empresas, dando origem à famosa "guerra fiscal". Esse processo, considerado prejudicial, faz com que os Estados disputem abertamente entre si, "roubando" as fábricas um do outro.

Reforma Tributária

Folha Imagem
Mário Covas, ex-governador de São Paulo
Os governadores que serão eleitos em outubro terão papel fundamental na realização de uma futura reforma tributária. Apesar de não terem relação direta com a questão, já que a reforma ser'discutida no Congresso, os Estados estão entre as partes mais interessadas e necessariamente terão que ser consultados. Qualquer alteração no modelo de recolhimento de impostos pode ser crucial, alterando o precário equilíbrio das contas públicas. Qualquer mudanças no ICMS, por exemplo, causará alterações profundas no planejamento financeiro de todas as unidades da federação.

Educação

Outro setor estratégico que diz respeito ao governador é a educação. A grande maioria das escolas de ensino fundamental e médio são mantidas pelos Estados. Eles têm a prerrogativa de definir carga horária, programação de conteúdos e sistemas de avaliação. Poucas propostas têm surgido para esta área. Os candidatos se limitam a dizer que a educação deve ser tratada como prioridade e merece mais investimentos.

Água, esgoto e meio-ambiente

Os governadores também respondem por uma questão que tem relação direta com a qualidade de vida da população: o saneamento básico e o tratamento de esgotos. Isso acontece porque são os Estados que têm competência para legislar sobre as águas dos rios. Até hoje são pouquíssimo municípios que podem contar com 100% de esgoto tratado. Este fato traz prejuízo duplo: ao mesmo tempo em que afeta diretamente a população, facilitando a transmissão de algumas doenças, também causa sérios reflexos ao meio ambiente, já que o esgoto despejado nas águas pluviais destrói os ecossistemas. Apesar de a preservação ambiental depender de uma série de fatores, boa parte dos instrumentos dos quais ela depende está nas mãos dos Estados.

Salários e benefícios

Cada estado tem autonomia para definir o salário do governador. No caso de São Paulo, por exemplo, o vencimento é de R$ 12.270, o máximo permitido no Brasil para qualquer um que trabalhe no setor público. A maioria dos outros Estados também adota este teto. Além disso, o governador tem direito a moradia, na residência oficial, e transporte, com uma frota de carros e até mesmo helicópteros à sua disposição.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).