Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
FILME ESTRANGEIRO

Premiação de "Amélie Poulain" é dada como certa

da Folha Online

A premiação do filme francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” vem sendo dada como certa. Entre os indicados, o norueguês “Elling” e o indiano “Lagaan” foram considerados azarões. O bósnio “Terra de Ninguém” e o argentino “O Filho da Noiva” completam a lista de indicados. O Brasil, que este ano concorreu com o filme “Abril Despedaçado”, de Walter Salles, ficou fora da lista.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano:

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"

Com “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, esta é a 32ª vez que uma produção francesa é indicada ao Oscar de filme estrangeiro. O filme conta a bela e divertida fábula de Jean-Pierre Jeunet sobre uma parisiense que tem o poder de mudar a vida das pessoas. O papel principal é feito pela atriz Audrey Tatou e o filme tem sido considerado o maior sucesso de bilheteria na França nos últimos anos, com mais de 8 milhões de espectadores.

Concorre também:
Direção de arte | Efeitos sonoros | Fotografia | Roteiro original

Leia sobre o filme:
Filme "Amélie" é adorável e universal




"Elling"

O norueguês “Elling”, de Petter Naess, conta a história de dois pacientes - Elling e Kjell - que ao final de seus tratamentos psiquiátricos dividem um apartamento e tentam ajudar-se na preparação da volta ao mundo exterior. Esta é a quarta vez que um filme norueguês recebe indicação ao prêmio.





"Lagaan"

“Lagaan”, do indiano Ashutosh Gowariker, faz uma metáfora do jogo ao tratar de um embate: ao reclamar dos pesados impostos (lagaan), uma comunidade indiana é desafiada por um oficial britânico a uma partida de críquete. Segundo o resultado, a taxa será suspensa por três anos ou triplicada. Esta é a terceira indicação do cinema indiano ao prêmio.



"Terra de Ninguém"

“Terra de Ninguém”, do diretor bósnio Danis Tanovic é uma crítica à indiferença do Ocidente em relação à tensão nos Bálcãs na forma de uma divertida tragicomédia sobre reações e relações humanas dentro do conflito causado pela Guerra da Bósnia (1992-1995). Chiki e Cera são combatentes bósnios que se perdem no território não-ocupado entre as duas linhas de ataque vigiadas pelas Nações Unidas. Fugindo de um ataque, abrigam-se em uma trincheira abandonada junto com um soldado inimigo novato, Nino, que é enviado para matá-los, mas que não sabe sequer segurar um fuzil. Esta é a primeira indicação da Bósnia Herzegovina ao prêmio.

Leia sobre o filme:
Filme "Terra de Ninguém" traz uma visão inusitada da Bósnia


"O Filho da Noiva"

A comédia ficou entre as dez maiores bilheterias argentinas em 2001. Dirigido por Juan José Campanella, o filme tem Ricardo Darín (‘Nove Rainhas‘) no papel principal _o de um dono de restaurante que não consegue dar atenção ao pai (Héctor Alterio), à mãe, doente de Alzheimer (Norma Aleandro), à filha e à namorada, até que um acontecimento dramático o faz mudar de comportamento. Esta é a quinta indicação da Argentina, que já ganhou um Oscar em 1985 com “A História Oficial”.

Leia sobre o filme:
Diretor argentino sonha ganhar Oscar com "O Filho da Noiva"



Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).