Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
ROTEIRO ORIGINAL

Roteiristas concorrem com thrillers e drama racial

da Folha Online

Entre os concorrentes desta categoria, todos estão em sua primeira indicação a um prêmio da academia.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Roteiro Original neste ano:

"O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"

Com roteiro de Guillaume Laurant and Jean-Pierre Jeunet, o filme conta a bela e divertida fábula de Jean-Pierre Jeunet sobre uma parisiense que tem o poder de mudar a vida das pessoas. O papel principal é feito pela atriz Audrey Tatou e o filme tem sido considerado o maior sucesso de bilheteria na França nos últimos anos, com mais de 8 milhões de espectadores.

Concorre também:
Direção de arte | Efeitos sonoros | Filme estrangeiro | Fotografia

Leia sobre o filme:
Filme "Amélie" é adorável e universal


"Assassinato em Gosford Park"

O roteiro de Julian Fellowes narra uma trama que começa com um crime que acontece quando um bando de aristocratas se reúne para um fim de semana de caça a faisões no interior.

Concorre também:
Atriz coadjuvante | Direção de arte | Diretor | Figurino | Filme

Leia sobre o filme:
Altman aborda dois mundos em "Assassinato em Gosford Park"


Amnésia

O roteiro, assinado por Christopher Nolan, é baseado na história de Jonathan Nolan, um thriller engenhoso, narrado de forma pouco convencional (a história é inteira contada de trás para diante). O herói do filme, vivido por Guy Pearce, é um rapaz que teve sua mulher morta barbaramente e está à procura do assassino. O problema é que sofreu um acidente, e sua memória ficou afetada.

Concorre também:
Edição



"Monster’s Ball"

Escrito por Milo Addica e Will Rokos, “Monster’s Ball”, conta a história de Hank Grotowski, o guarda de uma prisão que entra em conflito com seus sentimentos racistas ao se envolver com uma mulher negra, casada com um homem que ele ajudará a executar.

Concorre também:
Atriz



"Os Excêntricos Tenenbaums"

De Wes Anderson e Owen Wilson, “Os Excêntricos Tenenbaums” conta a história de uma família de prodígios que se reencontra quando um de seus membros anuncia que está com uma doença terminal.

Leia sobre o filme:
"Tenenbaums" conta saga de uma família esquisita



Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).