Página inicial

A

C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

B

BONDI BEACH
É a praia mais famosa da Austrália. No verão, suas areias recebem diariamente mais de 30 mil frequentadores. Será sede do volêi de praia olímpico, mas a construção do estádio na areia gerou protestos de seus moradores em abril, com presos e feridos. Eles se queixaram da falta de testes de impacto ambiental para a construção no local.

BOICOTE
Violência, fanatismo, ideologia política são motivos que associaram a palavra boicote aos Jogos por muito tempo. O boicote de países à Olimpíada teve fim em Barcelona-1992, quando todas as nações convidadas confirmaram presença. Acompanhe abaixo a história do boicote nos Jogos.


1920
- Os organizadores dos jogos de Antuérpia não convidam a Alemanha, país derrotado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

1948 - Ainda sob o efeito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha e o Japão são proibidos pelos anfitriões de participar da Olimpíada de Londres. Isolacionista, a União Soviética manda apenas uma delegação de observadores.
1952 - Mais preocupada em botar soldados na fronteira para ficar de olho na Guerra da Coréia, a então China Comunista desiste de participar dos Jogos de Helsinque. O COI permitiu a entrada da “metade” ocidental da Alemanha, mas vetou a participação da Alemanha Oriental nos Jogos.

1956 - As desistências da Olimpíada de Melbourne: Egito, Iraque e Líbano (em razão da crise no canal de Suez); Holanda e Espanha (invasão da Hungria pela URSS); e China Comunista (briga com Taiwan, a China Nacionalista).

1964 - Indonésia e Coréia do Norte vão a Tóquio, mas não são aceitas pelo COI, em retaliação ao conflito de interesses nos Jogos Asiáticos, de dois anos antes, com sede na Indonésia.

1968 - O COI chegou a convidar a África do Sul (país que praticava o apartheid, a discriminação racial legalizada) a participar da Olimpíada do México, mas sofreu protesto da URSS, de 20 países africanos e dos atletas negros dos EUA. Resultado: fora com a África do Sul.

1976 - Apartheid novamente. Iraque, Guiana e 22 países africanos desistem de disputar a Olimpíada de Montreal em razão de uma polêmica absurda que começou por causa da participação da Nova Zelândia nos Jogos. Tudo porque o time de rúgbi neozelandês (esporte não olímpico, diga-se) havia excursionado pela África do Sul naquele ano. Camarões, Egito, Marrocos e Tunísia já haviam participado de algumas competições quando se retiraram pelo mesmo motivo.

1980 - Na Olimpíada de Moscou, os EUA lideram boicote de 62 países, incluindo Alemanha Ocidental e Japão, para protestar contra a invasão da URSS no Afeganistão, em dezembro de 1979.

1984 - URSS e o bloco socialista dão o troco na Olimpíada seguinte e boicotam os Jogos de Los Angeles, alegando “falta de segurança”.

1988 - Coréia do Norte, em desavença com o COI e a Coréia do Sul, boicota os Jogos de Seul. Cuba, Albânia, Etiópia e Nicarágua foram convidadas, mas por suas razões políticas também ficaram de fora.


Leia mais:

Boxe/Brasília-2000


 
Badminton

Bandeira olímpica

Barcelona-1992

Basquete

Beisebol

Berlim-1936

Boxe

Brasília-2000

Brasil nas Olimpíadas

Brasil em
Sydney-2000


Bumerangue