Página inicial

A

B
C
D
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

E

EQUIPE UNIFICADA
Competiram sob o nome de “Equipe Unificada” as nações da Armênia, Azerbaijão, Belarus, Casaquistão, Geórgia, Moldova, Quirquízia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomênia, Ucrânia, Uzbequistão. A peculiaridade ocorreu na Olimpíada de Barcelona-1992, quando os Jogos ocorreram um ano depois do esfacelamento da União Soviética. Letônia, Estônia e Lituânia competiram como países. A Equipe Unificada foi a “nação” que ganhou mais medalhas na Olimpíada.

ERITROPOIETINA
Ou EPO, é o hormônio mais falado do esporte nos últimos anos. É considerado doping, se injetado no organismo, mas ainda não é detectável em exames antidrogas. Estimula a criação de glóbulos vermelhos do sangue, aumentando a capacidade de oxigenação, o que resulta em benefícios na força e na resistência do atleta (ver Tenda de oxigênio e Sangue).


ESCÂNDALO OLÍMPICO
O primeiro escândalo a fazer barulho em uma Olimpíada pode ser atribuído ao maratonista americano Fred Lorz, que foi banido para sempre dos Jogos por pegar uma carona de automóvel para ganhar a prova, em St. Louis-1904. De lá para cá, entre alguns casos de doping, veio à tona no ano passado a história de que médicos da antiga Alemanha Oriental dopavam secretamente suas atletas entre as décadas de 70 e 80. Era prática também dos médicos da ex-Alemanha Oriental estimular a gravidez das atletas como ajuda para melhorar o rendimento físico. A gravidez provoca um doping natural, porque aumenta a taxa de hemoglobina, o que implica no aumento da capacidade aeróbica do atleta. O ideal era engravidar até dois meses antes das competições. Depois da prova, as atletas alemãs adeptas ao “doping da gravidez” faziam aborto. A campeã Olga Korbut, ginasta soviética que ganhou três medalhas de ouro em Munique-1972, revelou também no ano passado que ela e várias outras atletas soviéticas foram tratadas como “escravas sexuais” por seus treinadores, fato que deve estar em uma autobiografia que Olga Korbut pretende lançar em breve.

Leia mais:

Esgrima/Espaço sideral/Esportes banidos


 
Ecologia


Emprego

Encerramento

Esgrima

Espaço sideral

Esportes banidos

Esportes de demonstração

Esportes novos

Esportes olímpicos

Evolução

Estocolmo-1912