guia da INTERNET    
 


Home

Apresentação

Como entrar na Internet

Provedores


Navegadores


Correio eletrônico


Pesquisa


Download


Internet sem fio


Telefonia


Comunicadores Instantâneos


Bate-papo

Criação de página


Música


Vídeo

500 SITES

Brasil

Classificados


Compras

Computadores

Crianças

Cultura


Dinheiro

Estudos

Lazer


Notícias


Saúde



 


Como entrar na Internet

Neo-internauta encontra várias opções para acessar a rede, que vão de um computador com linha telefônica a telefones celulares e micros de mão

Um computador e uma linha telefônica. Ou um computador ligado ao serviço de TV a cabo. Ou uma televisão e uma linha telefônica. Ou um telefone celular. Ou um micro de mão

Esses são alguns dos meios que o neo-internauta pode escolher para entrar no cibermundo. Cada um deles oferece diferentes formas de acessar informações dos milhões de sites espalhados pela rede.

A primeira opção permite abrir páginas com recursos de áudio e vídeo. A qualidade das imagens é meio capenga, mas dá para assistir a videoclipes.

Se preferir a segunda alternativa, microcomputador com acesso rápido (pode ser feito com linha especial oferecida pela companhia telefônica de sua cidade ou por cabo, o mesmo que é usado pelas empresas de TV paga), as imagens chegam com mais nitidez, e os clipes tremem menos.

A Internet na televisão é uma opção mais em conta, pois o investimento se resume a um teclado sem fio e a um aparelho que deve ser conectado à TV. Os preços vão de R¹ 300 a R¹ 600. Mas é preciso pensar bem antes de ir por esse caminho, pois há alguns problemas: a imagem da televisão tem qualidade inferior à da tela do monitor, e muitos sites não podem ser visualizados, pois usam recursos que os aparelhos desse tipo não comportam.

O terceiro inconveniente fica por conta do e-mail. Na maioria dos casos, não dá para abrir mensagens com arquivos anexos com textos e fotos. Além disso, não dá para pegar nem instalar programas da Internet, porque eles funcionam apenas em computadores, como é o caso de músicas em MP3 e de videoclipes em “RealPlayer” ou em “QuickTime”.

O acesso à Internet pelo telefone celular com tecnologia wap é outra opção. A proposta dessa tecnologia, por ora, não é ver sites e ouvir música, mas essencialmente entregar notícias e serviços.

Pode ser uma alternativa para quem não pode viver sem informações. Apesar de engatinhar na linguagem _ora as notícias são compridas demais, ora desatualizadas_, a Internet via celular dá resultados de competições esportivas, previsão de tempo em várias cidades e acesso à conta corrente, permitindo saber a quantas anda seu saldo bancário.

Pelo celular conectado à Internet, é possível ainda fazer compras. Devido à lentidão do serviço, no entanto, muitas vezes é melhor telefonar para um número 0800 para fazer um pedido de pizza ou comprar CDs, livros e outros presentes.

Palmtop
Outra forma de conseguir informações pela Internet é o micro de mão. Por enquanto, o dono de um palmtop precisa de conexão com um micro comum à rede mundial. Depois é só pegar um arquivo de um roteiro de cidades e transferi-lo para seu micrinho de mão.

É uma facilidade para quem prefere os meios eletrônicos aos tradicionais e quer consultar na tela do palmtop as alternativas para reservar uma mesa em um restaurante ou ir a um teatro ou cinema.

Como em um cardápio com vários itens, o neo-internauta precisa definir suas prioridades. A mais indicada para quem está começando, e tem uma linha telefônica em casa, é investir na compra de um computador de mesa (aproximadamente R¹ 1.500). Assim, vai poder optar por acesso gratuito ou pago e receber ou enviar programas com anexos, ouvir músicas e ver vídeos.

Leia mais:
Provedores