guia da INTERNET    
 


Home

Apresentação

Como entrar na Internet

Provedores


Navegadores


Correio eletrônico


Pesquisa


Download


Internet sem fio


Telefonia


Comunicadores Instantâneos


Bate-papo

Criação de página


Música


Vídeo

500 SITES

Brasil

Classificados


Compras

Computadores

Crianças

Cultura


Dinheiro

Estudos

Lazer


Notícias


Saúde



 

 

Navegadores

Para entrar no mundo da Internet, é preciso escolher um programa que abra os sites; os dois mais usados podem ser encontrados de graça

O navegador (também conhecido como browser) é um programa necessário para abrir os sites na Internet. Os computadores que saem de fábrica com o sistema “Windows” instalado já trazem o navegador “Internet Explorer”, da Microsoft. O concorrente é o “Netscape”.

Os Macintosh que vêm com o sistema “MacOS 9” costumam incluir um dos navegadores.

Os dois browsers fazem exatamente a mesma coisa e são gratuitos. Abrem páginas em toda a Internet e vêm carregados de inúmero aditivos. Com o navegador, o internauta pode, além de passear por sites, criar um índice das home pages prediletas e consultar o histórico das páginas visitadas durante várias semanas.

A partir do próprio browser, pode abrir programas para ouvir estações de rádio e também para bater papo por vídeo ou telefonar. Os navegadores trazem ainda embutidos seus respectivos programas de e-mail para envio e recebimento de mensagens eletrônicas pela rede.

O navegador da Microsoft é oferecido de graça em CDs pelos provedores de acesso à Internet no Brasil. Vem embalado em uma oferta na qual o provedor promove, normalmente, um mês de acesso gratuito para que o neo-internauta prove as vantagens oferecidas pela empresa.

A desvantagem do navegador desse tipo de CD é ficar preso ao provedor, pois a maioria cria um mecanismo em que a página de abertura do navegador traz obrigatoriamente o site do provedor. Em alguns casos, a configuração de certos recursos também está presa a quem oferece o CD.

O “Internet Explorer” está em português e na versão 5.5. Atualizações do produto podem ser obtidas no site www. microsoft.com/downloads. No campo Find downloads in, escolha Portuguese (Brazil) e em Product Name, escolha Internet Explorer 5.5.
A última versão em português do “Netscape” é a 4.51. No site www.netscape.com/download, há informações sobre o último lançamento do produto que vai saltar para a versão 6.0.

Um terceiro navegador é o “Opera” (www.opera.com). Tem a vantagem sobre os outros dois por ocupar menos espaço no disco rígido do computador. Vale para quem quiser experimentar gratuitamente por 30 dias. Vencido o prazo é preciso pagar pelo produto (cerca de US$ 40).

Para quem busca alternativas, há ainda o “Neoplanet” (www.neoplanet.com). Para usá-lo, no entanto, é preciso ter instalado no computador o “Internet Explorer” a partir da versão 3.0.

Para quem escolher o provedor America Online (www.americaonline.com.br), a empresa criou um navegador próprio e gratuito. Ele somente pode ser usado por quem assinar os seus serviços. Tem versão em português, e a principal característica é a facilidade de uso. O produto traz uma barra com botões grandes e com símbolos adaptados ao internauta brasileiro.

Padrão
Todos os programas de navegação seguem o mesmo padrão. Ou seja, na parte de cima trazem uma barra de menus com algumas funções. Ao clicar em cada um dos itens, abre-se uma cortina com subitens. Abaixo dessa barra, há ainda uma de botões, com as mesmas funções. Têm o papel de facilitar a navegação pelas páginas. Os navegadores trazem também um campo em branco, onde é preciso digitar o endereço do site que se quer visitar. Concluída essa tarefa, basta pressionar a tecla Enter e esperar que a página seja aberta.

Leia mais: Internet Explorer

 
Navegadores

Internet Explorer

Netscape Navigator

Dicas