guia da INTERNET    
 


Home

Apresentação

Como entrar na Internet

Provedores


Navegadores


Correio eletrônico


Pesquisa


Download


Internet sem fio


Telefonia


Comunicadores Instantâneos


Bate-papo

Criação de página


Música


Vídeo

500 SITES

Brasil

Classificados


Compras

Computadores

Crianças

Cultura


Dinheiro

Estudos

Lazer


Notícias


Saúde



 


Pesquisa

Sites de pesquisa encontram informações na Internet e economizam tempo; fazem busca por palavras, frases e expressões e enumeram links para temas específicos

A grande dificuldade da Internet é encontrar bons sites, pois a rede mundial concentra o maior banco de dados do mundo. Corresponde a fazer simultaneamente a busca de um número de telefone em milhões de listas .

A melhor dica é recorrer aos mecanismos de busca. São endereços que equivalem às listas telefônicas de qualquer cidade do mundo. Levam vantagem sobre esses livrões por fazer a pesquisa e entregar o resultado em poucos segundos.

A rede conta com centenas de sites que armazenam informações sobre o conteúdo das páginas cadastradas e que pesquisam por meio de uma ou mais palavras-chave _termos que definem os assuntos em que o usuário está interessado.

O uso das ferramentas de busca é simples. Nas páginas iniciais, normalmente há uma caixa em que o termo da pesquisa deve ser digitado. Basta clicar em Busca ou Search para iniciar a pesquisa.

Se você quiser encontrar dados sobre a capital norte-americana (Washington, D.C.) e digitar apenas “Washington” no campo de procura, vai obter resultados como “Washington State University” ou “George Washington”, mas não necessariamente sobre a capital dos EUA.

Para evitar problemas desse tipo, vários sites de serviços de busca oferecem recursos para filtrar as respostas e aumentar a probabilidade de acerto.

Outra opção é navegar pelos catálogos que as próprias ferramentas de busca oferecem. Trata-se, geralmente de seções com temas definidos, como Cultura, Esportes e Notícias. Apesar da pequena quantidade de páginas, eles costumam agrupar alguns dos principais sites sobre os assuntos que lhes dizem respeito.

Uma terceira opção é a utilização dos metabuscadores, sites que fazem buscas simultâneas em várias ferramentas de busca e ordenam as respostas segundo a quantidade de aparições de uma página nas diversas pesquisas realizadas.

Muitas ferramentas de busca também oferecem serviços ao internauta, como contas gratuitas de correio eletrônico, notícias, agenda virtual e bate-papo, e acabam se tornando grandes portais. Se você souber tirar proveito desses mecanismos, poderá fazer uma boa navegação e encontrar as informações que procura.


Para refinar a pesquisa
Se você está buscando informações sobre uma personalidade, escreva o nome inteiro, (George Washington, por exemplo). Vai conseguir, dependendo da ferramenta, sites que tratem da personalidade ou de um dos nomes.

Utilize aspas no nome “George Washington” quando desejar fazer a pesquisa de dois ou mais termos, como uma expressão em determinada ordem.

Use o sinal +George +Washington (George E Washington). O sinal (+) indica a obrigatoriedade da presença do item que o segue em todos os resultados.

Se escrever George -Washington (George NOT Washington), vai conseguir restringir a pesquisa e conseguir resultados sem a última palavra.

George OU Washington (George OR Washington) serve para ampliar a pesquisa. O uso desse termo faz com que o mecanismo liste os sites que tenham uma ou outra palavra, sem a necessidade de estar em uma mesma página.

George URL:Washington (George U:Washington) serve para listar entre os resultados da pesquisa somente aquelas páginas que contenham o termo especificado no seu endereço.

Leia mais:
Dicas

 
Pesquisa

Dicas