guia da INTERNET    
 


Home

Apresentação

Como entrar na Internet

Provedores


Navegadores


Correio eletrônico


Pesquisa


Download


Internet sem fio


Telefonia


Comunicadores Instantâneos


Bate-papo

Criação de página


Música


Vídeo

500 SITES

Brasil

Classificados


Compras

Computadores

Crianças

Cultura


Dinheiro

Estudos

Lazer


Notícias


Saúde



 


Bate-papo

As salas de chat (bate-papo) são um dos recursos mais populares da rede, pois permitem conversar simultaneamente com milhares de pessoas de todos os lugares do mundo

As milhares de salas de bate-papo da rede colocam o internauta em contato com pessoas do mundo inteiro. Dá para fazer amigos, trocar arquivos, pedir informações para especialistas e até treinar um pouco uma língua estrangeira. Depois do e-mail, as salas de chat, como são conhecidas em inglês, são o recurso mais usado na Internet.

Os principais provedores de acesso à rede possuem salas de bate-papo movimentadas. iG, Universo Online, Terra, Zip.Net, O Site e StarMedia são alguns deles.

Portais internacionais como Yahoo! , America Online e Lycos também concentram grandes salas de bate-papo. Nelas é possível conhecer gente de diversos países diferentes.

Os bate-papos da Internet são organizados por salas. Dá para escolher de acordo com sua idade, região onde mora ou então por assunto (variados, sexo, paquera, religião etc.).
Escolhida a sala, você deve adotar um apelido (nickname, em inglês) pelo qual será conhecido pelos outros internautas. Agora é só entrar e se divertir.

Geralmente há um limite máximo de pessoas por sala. Se ela já estiver lotada, você terá de procurar outra. Se você estiver indeciso, a maioria das páginas permite espiar o que está acontecendo na sala antes de entrar.

Uma vez dentro do bate-papo, você pode se dirigir a um internauta específico ou falar com todas as pessoas, escolhendo por meio de menus. Dá para mudar o tom da conversa com as opções de diálogo (como falar, gritar, xingar, sussurar etc.) ou com os emoticons, símbolos usados para expressar emoções. Outros sites permitem trocar imagens e sons para revelar seus sentimentos. Há rostos alegres e tristes, sons de beijos ou risadas.

Outro recurso muito utilizado é falar reservadamente com um usuário _o que você está escrevendo só aparece na tela do destinatário da mensagem.

Em alguns casos, dá para criar sua própria sala de bate-papo, com tema definido. A maioria dos portais também promove conversas com pessoas famosas. Há ainda ferrametas de busca para descobrir em que sala está um usuário, além dos murais de recados.

Lembre-se que não dá para acreditar cegamente na pessoa que está do lado de lá. A história de dizer que é loiro, alto, bonito e sensual existe mesmo. Evite divulgar dados pessoais como telefone ou endereço logo no começo de um bate-papo. Para sua própria segurança, marcar encontro, só depois de conhecer melhor a pessoa.


Conversas com imagem
Quem tem uma webcam e um microfone instalados no micro pode usufruir recursos mais avançados de batepapo. O Vídeo Papo do UOL (www.uol.com.br/videopapo), por exemplo, exige que o usuário tenha o programa “Netmeeting 2.1” ou superior _ele vem com as versões mais recentes do “Windows”. Se esse não for seu caso, faça o donwload do programa em www.microsoft.com/windows/netmeeting.

Mas conversar pela Internet nas salas de videopapo exige um pouco mais de sua conexão. Há muita informação contida em arquivos de imagem e som, o que torna sua transmissão lenta. O ideal é ter acesso em alta velocidade, para evitar o efeito “câmera lenta”.

Leia mais:
Dicas

 
Bate-papo

Dicas