guia da INTERNET    
 


Home

Apresentação

Como entrar na Internet

Provedores


Navegadores


Correio eletrônico


Pesquisa


Download


Internet sem fio


Telefonia


Comunicadores Instantâneos


Bate-papo

Criação de página


Música


Vídeo

500 SITES

Brasil

Classificados


Compras

Computadores

Crianças

Cultura


Dinheiro

Estudos

Lazer


Notícias


Saúde



 


Download

Download, em internetês, significa transportar arquivos da Internet para outro computador; termo também é usado para transferir dados de um micro a outro micro

Depois do e-mail e das salas de bate-papo, os downloads são provavelmente a aplicação mais popular da Internet. De games a antivírus, passando por toca-MP3 e comunicadores pessoais, a rede oferece uma enorme quantidade de programas para incrementar o seu micro.

Além de fazer o download diretamente nos sites dos fabricantes, também vale a pena visitar alguns dos armazéns de programas que existem na Internet: são portais que reúnem milhares de aplicativos e oferecem alguns recursos muito úteis, como a possibilidade de conhecer a opinião de outros usuários sobre um determinado programa antes de instalá-lo no seu PC.

Fazer o download de um programa é muito fácil: geralmente, basta clicar no link indicado pelo site que o está oferecendo. Alguns navegadores, como o “Internet Explorer” e o “Netscape 6”, adotam um método um pouco diferente: o internauta deve copiar e instalar um programa que orientará o processo de download do software propriamente dito.

Um problema dos downloads é o tempo que a cópia de arquivos pode levar: se você não tem uma conexão de alta velocidade à rede (banda larga) e quiser pegar programas muito grandes, o processo exige paciência. Você também pode usar programas como o “Napster” e fazer o download de arquivos musicais, mas fique atento para não infringir as leis de direitos autorais.

Para ter uma idéia do tempo exigido para copiar um programa da rede, considere a seguinte situação: se você tem um modem de 56 Kbps (o mais comum nos micros atuais), a velocidade máxima de transferência de arquivos que o seu micro pode atingir é 7 Kbytes por segundo. Além disso, se o site onde o arquivo está armazenado estiver sobrecarregado ou for muito distante do local onde você mora, a lentidão também tende a crescer.

Uma taxa de transferência mais realista é 4 Kbytes por segundo. Nesse caso, você levará pouco mais de quatro minutos para fazer o download de um arquivo de 1 Mbyte, por exemplo. Isso se você não ficar passeando na Internet enquanto está fazendo um download, pois a sua velocidade de navegação será bem mais baixa.


Alta velocidade
Para quem faz questão de copiar arquivos com mais rapidez, há empresas que oferecem acesso de alta velocidade à Internet. O serviço _também conhecido como rede de banda larga (“broadband”)_ permite fazer downloads em menos tempo.

Outra vantagem é a liberação da linha telefônica: além de fazer e receber ligações enquanto está conectado, o usuário não precisa pagar impulsos telefônicos.

Já existem várias empresas que oferecem acesso de alta velocidade no país, como a Telefônica , a Net e a Telemar . Infelizmente, o serviço ainda é caro e, por enquanto, não está disponível na maioria das cidades.

Para calcular a velocidade máxima de download que você pode alcançar com uma conexão de banda larga, basta dividir a velocidade de acesso por oito: quem assina um serviço de 256 Kbps, por exemplo, consegue transferir arquivos com velocidade de até 32 Kbps.
Na hora de optar por um dos serviços oferecidos, velocidade e preço não são os únicos fatores que devem ser considerados. Algumas empresas impõem limites à quantidade de downloads que você pode fazer mensalmente. Para quem quer fazer o download de músicas ou filmes, isso pode ser uma desvantagem.

Leia mais:
Dicas

 
Download

Dicas