Nova York

Londres

Milão

Paris

 
nova york nova york nova york

Culto à personalidade

Estilo jovem, pessoal e elegante começa a se firmar na moda americana; é o casual glamour

ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Associated Press
Top de paetê com saia-lenço de chifon do estilista DKNY

A temporada do verão 2001 em Nova York consolida a individualidade. Se o look diferenciado sempre fez parte do chamado downtown (sul de Manhattan, região alternativa e jovem), um estilo de vestir ao mesmo tempo pessoal e elegante começa a se firmar na cidade. É o casual glamour.

Pequenos nomes saem do semi-anonimato para emergir em algumas temporadas, como o catalão Miguel Adrover, principal artífice desse segmento, que explodiu no inverno em seu segundo desfile (este é o terceiro). Adrover agora pertence ao grupo Pegasus, que lhe dá condições financeiras e de produção, e já vende na poderosa rede Neiman Marcus. Desta vez, ele mostra uma roupa simples, cheia de informação de moda, como camisas, vestidos-camisa e calças masculinas com elementos do hip hop e do militarismo. Sua mulher é real, busca peças usáveis, mas com personalidade.

Revelados pela extinta loja de Adrover, a Horn, os estilistas do As Four vendem agora na Seven e também são hype entre iniciados. Gabi, Kai, Adi e Ange vêm de lugares como Beirute (Líbano) e Tel Aviv (Israel). Presentes em editoriais de moda de revistas descoladas, fizeram nesta temporada seu primeiro desfile, lidando com volumes, cores brilhantes e atitude circense, como nos megapompons que podem ser usados como flor de lapela. Agradaram.

Também em seu primeiro desfile, os estilistas Tara Subkoff e Matt Damhave ocuparam uma funerária no East Village para mostrar _em clima de velório_ 51 roupas recicladas (garimpadas junto ao acervo da Legião da Boa Vontade) para sua marca Imitation of Christ, como vestidos plissados e amarrotados, uniformes e ternos. Outro destaque, a Bruce, é formada por Daphne Gutierrez e Nicole Noselli, ambas de 29 anos. A marca existe há dois anos e vende na Berdorf Goodman seu estilo urban chic com um twist de modernidade.

Daryl K talvez seja o mais famoso dos novos nomes, entrando nesta estação sob as asas do grupo Pegasus (como Adrover). Ela sugere maxipulls de lurex dourado, tops de jérsei sem manga e shorts de aeróbica transformados em minissaias com botinhas de salto e cano baixo, tudo vindo lá dos 80, como os blusões dourados usados com grandes cintos de cintura baixa, em couro. Também em couro, a Daryl K propõe vestidos e saias-balão. O jeans continua um hit, em calças em preto, cobre e couro branco.(ERIKA PALOMINO)


Leia mais: Gladiadoras urbanas

Azzedine Alaïa definiu o sex appeal nos anos 80

Beleza americana

Londres: Apocalipse now