BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Ilustrada > Mostra BR de Cinema
BUSCA
FILMES
Conheça os filmes que estão em
exibição na Mostra de SP



Escolha o filme que você quer assistir, clicando em uma das letras

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
A



ABC ÁFRICA (ABC Africa)
Direção: Abbas Kiarostami
Produção: Irã/França, 2001 (84 min)
O diretor iraniano Abbas Kiarostami filmou, durante dez dias, as histórias de centenas de crianças e adolescentes, todos órfãos, cujos pais foram vítimas da Aids, doença que já deixou 1,6 milhão de órfãos em Uganda.

A CAVERNA (The Grot)
Direção: Martin Koolhoven
Produção: Holanda, 2001 (90 min)
Egon, 14, e Alex, 15, se conheceram durante um passeio a uma caverna no interior da Bélgica. O amoral Alex ao mesmo tempo fascina e repele Egon. Os dois se aproximam e na universidade, cresce a influência de Alex sobre Egon.Na meia-idade, já atuando como geólogo, Egon acompanha pelos jornais a rápida escalada de Alex no mundo do crime internacional. Os dois se reencontram e Egon vai descobrir que o segredo da caverna está prestes a ser revelado.

A CIDADE ESTÁ TRANQUILA (La Ville Est Tranquille)
Direção: Robert Guédiguian
Produção: França, 2000 (132 min)
Amores impossíveis, racismo, violência, drogas e prostituição. Todos esses ingredientes se misturam na ciranda de situações criadas pelo diretor Robert Guédiguian. Seus protagonistas são pessoas comuns, envolvidas pelas pequenas tragédias do cotidiano.

A COMPENSAÇÃO (Aswesuma)
Direção: Bennett Rathnayake
Produção: Sri Lanka, 2001 (112 min) Logo após enterrarem seu filho, Guneris e a mulher encontram uma pedra preciosa. O marido julga ser esta uma recompensa divina pela perda da criança. Mas esse "presente dos deuses" acaba atraindo três violentos assaltantes, que, além de levar a pedra, violentam a mulher.

A ESTRADA (Jol)
Direção: Darejan Omirbaev
Produção: Casaquistão/França/Japão, 2001 (85 min)
Anara Kobessov envia uma carta a seu marido, o cineasta Amir Kobessov. Trata-se de uma carta de amor, mas na qual Anara descreve um pesadelo que perturbará também o sono de Amir.

A FERIDA (Die Wunde)
Direção: Thomas Stiller
Produção: Alemanha, 2001 (89 min)
Julia, 21, tem a vida limitada pela condição de sua mãe, que é deficiente física. Também não conhece o pai, que abandonou-as muito cedo. A revolta de Julia é alimentada dia após dia.

ÁGUA E SAL
Direção: Teresa Villaverde
Produção: Portugal, 2001 (117 min)
Ana vive com o marido e a filha em uma pequena cidade à beira da praia. Um dia, seu marido lhe informa que vai precisar ficar longe por alguns dias. Ana precisa mesmo daqueles dias livres para concluir um trabalho que vem adiando. Mas a paz que ela espera não vai se concretizar.

ÁGUA QUENTE SOB UMA PONTE VERMELHA (Akai Hashi No Shita No Nurui Mizu)
Direção: Shohei Imamura
Produção: Japão, 2001 (119 min)
Aos 40, Yosuke deve começar uma vida nova, pois se encontra sem trabalho e acaba de ser abandonado por sua mulher e por seu filho. Sua única saída é ouvir as histórias de Taro, um vagabundo que vive nas ruas de Tóquio.

ÁGUAS TURVAS (Treading Water)    Texto
Direção: Lauren Himmel
Produção: EUA, 2001 (94 min)
A jovem Casey Olsen nunca seguiu as normas de sua família. Com a namorada Alexandra, muda-se para sua cidadezinha natal, no litoral de New England, para montar uma empresa especializada em conserto de barcos. O encontro com a família não será amigável.

A HISTÓRIA DE BRIGID BERLIN      Texto
(Pie In The Sky: The Brigid Berlin Story)
Direção: Vincent Fremont e Shelly Dunn Fremont
Produção: EUA, 2000 (75min)
Documentário sobre uma das mais surpreendentes figuras do colorido underground nova-iorquino dos anos 60. Brigid Polk nasceu em uma conservadora família de Manhattan e tinha como pai um alto executivo. Sua mãe era uma típica burguesa americana. O que eles nunca esperavam é que a menina se rebelasse, aderindo à produtora Factory, de Andy Warhol, sob a alcunha de Brigid Berlin.

A HISTÓRIA DOS OUTROS (Tahader Katha/Their Story)
Direção: Buddhadeb Dasgupta
Produção: Índia, 1992 (93 min)
Um filme perturbador e incomum não apenas no conteúdo, mas também na forma. Kamal Mazumdar, autor do conto que originou esse drama, é um dos mais originais escritores da literatura contemporânea de Bengali.

ALEXANDRIA (Alexandria)
Direção: Maria Iliou
Produção: Grécia, 2001
Mãe e filha decidem viajar até a mítica cidade de Alexandria, no Egito. A tranqüila jornada se transforma numa turbulenta visita ao passado, em que Nina descobre que ali sua mãe protagonizou um tempestuoso caso de amor.

ALGUMAS VOZES (Some Voices)
Direção: Simon Cellan Jones
Produção: Inglaterra, 2000 (101 min)
Ray é um cara charmoso e amável, mas também enigmático e instável emocionalmente. Depois de ter passado anos em um hospital psiquiátrico, tenta se readaptar ao mundo "normal". Quem cuida dele é seu irmão Pete. Superprotetor, ele mantém como pode o instável equilíbrio de suas rotinas.

ALTO RISCO (When the Sky Falls)      Texto
Direção: John Mackenzie
Produção: Escócia/Irlanda/EUA, 2000 (110 min)
Sinead Hamilton é uma repórter investigativa aterrorizada com a corrupção e o tráfico de drogas que dominam Dublin. Determinada a fazer algo para que a cidade se torne um lugar seguro, ela se empenha em publicar uma série de matérias que expõem os grandes líderes do tráfico local.

A MARCA DA MALDADE (A Touch of Evil)    Texto
Direção: Orson Welles
Produção: EUA, 1958 (112 min)
Nova versão do clássico de Orson Welles com 15 minutos a mais e edição feita a partir de recomendações do próprio diretor, numa carta feita à produtora. A trama acompanha as investigações do assassinato de um milionário americano na fronteira dos Estados Unidos com o México.

AMOR DE NABBIE (Nabbie No Koi)
Direção: Yuji Nakae
Produção: Japão, 1999 (92 min)
Nabbie tem 79 anos e vive tranquilamente em Okinawa com seu marido Keitatsu. Mesmo casada há vários anos, ela nunca esqueceu SunRa, sua primeira paixão. Sessenta anos depois, SunRa retorna à ilha e reencontra-se com Nabbie que decide então viver com seu grande amor.

A MULHER DA ÓPERA (Sufflosen)
Direção: Hilde Heier
Produção: Noruega, 1999 (97 min)
Mulher trabalha como “ponto” numa caixa de madeira no palco do teatro. Apaixonada pela música, divide seu tempo com o descaso do marido e da ex-mulher dele, que voltou para casa presa a uma cadeira de rodas.

A MOÇA COM A VALISE (La Ragazza com La Valigia)
Direção: Valerio Zurlini
Produção: Itália, 1960
Marcello Mainardi é um galanteador incurável. Um dia conhece Aida e a conquista com falsas promessas. Depois de seduzi-la, tenta se livrar dela. Marca um novo encontro, mas não comparece. Ela não aceita ser abandonada e procura Marcello, que pede então ao seu irmão mais novo, Lorenzo, para substituí-lo. Ele aceita ajudar Marcello, mas de seu encontro com Aida acaba nascendo uma forte amizade.

ANÉSIA - UM VÔO NO TEMPO
Direção: Ludmila Ferolla
Produção: Brasil, 2000 (73 min)
A vida e as aventuras de Anésia Pinheiro Machado (1902-1999), a primeira aviadora brasileira. Aos 93 anos de idade, ela nos conduz, através de suas memórias, a uma viagem pelo século 20.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO (The Anniversary Party)      Texto
Direção: Jennifer Jason Leigh
Produção: Eslovênia, 2001 (94 min)
O casal formado pelo escritor Joe (Alan Cumming) e pela atriz Sally Therrian (Jennifer Jason Leigh) resolve dar uma festa para comemorar uma série de acontecimentos felizes em seu casamento: o aniversário de seis anos, a decisão de iniciarem uma família e a reconciliação, depois de ficarem um ano separados. No entanto, um presente inesperado provoca uma análise mordaz de um casamento à beira do abismo.

A PLATAFORMA (Zhan Tai)
Direção: Jia Zhang-ke
Produção: China/Japão/França, 2000 (193 min)
Inverno de 1979. Na pequena cidade de Fenyang, na distante província de Shanxi, na China, o jovem Minliang e um grupo de amigos ganham a vida apresentando peças teatrais que glorificam os feitos de Mao Tse Tung.

APOCALYPSE NOW REDUX   Crítica
Direção: Francis Ford Coppola
Produção: EUA, 2001 (197 min)
O clássico de Francis Ford Coppola, Apocalipse Now, volta em nova versão, montada pelo próprio diretor. Agora são 49 minutos a mais de uma viagem alucinante aos horrores da guerra.

A PORTA VERMELHA (Lal Darja/The Red Door)
Direção: Buddhadeb Dasgupta
Produção: Índia, 1996 (100 min)
Uma celebração da fé e da inocência. Trata-se do estudo de um homem: um conceituado dentista, abalado por uma crise de fé e valores morais, que perde gradualmente a integridade moral que um dia foi seu orgulho.

A PRIMEIRA NOITE DE TRANQUILIDADE (La Prima Notte di Quiete)
Direção: Valerio Zurlini
Produção: Itália, 1972

O protagonista Daniele (Alain Delon) é um angustiado professor de literatura que se envolve afetivamente com uma de suas alunas (Sonia Petrovna). Ateu e alcóolatra, Daniele logo se apaixona, mas acaba descobrindo que ela está envolvida em um esquema de pornografia e prostituição. O fato acentua ainda mais o desespero existencialista do protagonista.

A PRINCESA E O GUERREIRO    Texto
(Der Krieger Und Die Kaiserin)
Direção: Tom Tykwer
Produção: Alemanha, 2000 (132 min)
O amor pode estar em qualquer lugar. Até mesmo sob as ferragens de um caminhão. Foi nesta situação que Sissi, uma tímida enfermeira que trabalha e mora em um hospital psiquiátrico, conheceu Bodo, seu herói. Logo após o salvamento ele desaparece, deixando Sissi obcecada por encontrá-lo. Ao entrar em uma agência bancária, Sissi se reencontra Bodo assaltando o estabelecimento. Ela retribui o favor recebido na estrada e o ajuda a fugir, abrigando-o em sua casa.

A PROFESSORA DE PIANO (La Pianiste)  Crítica    Texto
Direção: Michael Haneke
Produção: França/Áustria, 2001 (129 min)
É a história de uma mulher de cerca de 40 anos que se vê punida por expressar seus mais íntimos desejos sexuais. Erika Kohut é uma professora de piano no Conservatório de Viena que, para fugir de sua vida enfadonha e do domínio possessivo de sua mãe, frequenta em segredo cinemas pornôs e peep-shows.

AS MULHERES DE ADAM (About Adam)      Texto
Direção: Gerard Stembridge
Produção: Irlanda, 1999 (97 min)
Chega mais uma noite em Dublin e Lucy Owens segue sua rotina: canta para os clientes de um restaurante da moda, enquanto reflete sobre sua falta de sorte no amor. Em uma dessas noites conhece Adam, que balança seu coração. Ele conquista a afeição de toda a família de Lucy, mas o lado misterioso de sua vida começa a intrigar a todos. Depois da chegada de Adam, a vida da pacata família Owens nunca mais será a mesma.

AS NOIVAS ESTÃO CHEGANDO (Nevjeste Dolaze)
Direção: Emir Kusturica
Produção: Noruega, 1978 (70 min)
O polêmico longa-metragem feito para TV tem o incesto como tema central.

AS PAREDES DO CHELSEA HOTEL (Chelsea Walls)    Texto
Direção: Ethan Hawke
Produção: EUA, 2001 (109 min)
O que têm em comum Mark Twain, Thomas Wolfe, Andy Warhol, Jimi Hendrix e Sid Vicious? Todos já foram hóspedes do Chelsea, o mítico hotel que recebia dez entre dez artistas que freqüentavam Nova York em busca de fama e glamour.

ATANARJUAT - O CORREDOR MAIS VELOZ (Atanarjuat- The Fast Runner)
Direção: Zacharias Kunuk
Produção: Canadá, 2000 (168 min) A comunidade nômade Inuit habita o norte gelado do Canadá há milhares de anos. Suas tradições culturais eram passadas oralmente, mas essa tradição começou a ser rompida com a chegada dos missionários religiosos, que consideraram hereges suas práticas xamânicas.

A TERRA PROMETIDA (Het Beloofde Land)
Direção: John Appel
Produção: Holanda, 2000 (49 min)
“Homem é encontrado morto em apartamento depois de um mês”. Esta notícia serviu de inspiração para a realização deste filme, que se baseia no sexto mandamento - “Não matarás”. O diretor propõe uma leitura psicológica do tema e questiona como uma pessoa, que durante toda a vida contou com amigos e familiares, pode morrer sem que ninguém sinta sua falta.

A ÚLTIMA CEIA OU COMO DOIS LOUCOS FIZERAM UM FILME (Zadnja Vecerja)
Direção: Vojko Anzeljc
Produção: Eslovênia, 2001 (94 min)
Dois pacientes de uma instituição psiquiátrica, Tincek e Hugo, roubam a filmadora de um médico. Os lunáticos escapam do manicômio, com a intenção de fazer um filme: rapaz salva garota e, no final consegue beijá-la. Hugo assume a função de câmera, enquanto Tincek encarna o protagonista. Os dois usam as pessoas que vão encontrando como atores da produção, sem que elas se dêem conta disso.


A VIAGEM AO KAFIRISTÃO (The Journey to Kafiristan)
Direção: Fosco Dubini, Donatello Dubini
Produção: Alemanha, 2001 (100 min)
Em 1939, uma exótica jornada une as amigas Annemarie Schwarzenbach, escritora, e Ella Maillart, etnóloga. Elas saem de Genebra, de carro, rumo a Cabul, no Afeganistão. Annemarie está procurando um refúgio onde possa descobrir a si mesma. Ella justifica sua necessidade de se mover e viajar com um pretexto científico: explorar o vale do Kafiristão e ganhar reconhecimento, publicando livros sobre a vida arcaica dos nômades que habitam a região.

A VERDADE INVISÍVEL (De Onzichtbare Werklijkheid)
Direção: Pieter Fleury
Produção: Holanda, 2000 (52 min)
O 9º mandamento -“Não levantarás falso testemunho” - condena a mentira, mas como se ater a verdades se elas são questionadas diariamente na mídia? Para refletir sobre isso, o filme acompanha a cobertura e a edição das imagens do conflito entre sérvios e croatas e mostra como a verdade que vemos na TV não corresponde a um registro dos fatos, mas pode ser filtrada e manipulada.


A VIDA EM CANA
Direção: Jorge Wolney Atalla
Produção: EUA-Brasil, 2000 (70 min)
Documentário de longa-metragem que disseca a vida dos bóias-frias que vivem do corte da cana no centro-oeste paulista.

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.