Livraria da Folha

 
15/08/2010 - 12h39

Paulo Vanzolini adquiriu senso melódico ouvindo rádio; leia curiosidades

BENEDITO TEIXEIRA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Paulo Vanzolini, além de CD
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Paulo Vanzolini, além de CD

Leia curiosidades sobre Paulo Vanzolini.

Talento nato
Sobre seu pouco conhecimento musical, ele conta que ao fazer um show com o parceiro Paulinho Nogueira, este virou para a plateia e disse: "Vocês são ótima gente, mas não concordo com vocês baterem palmas para a única pessoa que não sabe a diferença entre tom maior e tom menor". Vanzolini declarou que seu senso melódico foi aprendido ouvindo rádio.

Cotidiano nas músicas
A música "Capoeira do Arnaldo" foi criada por causa de uma provocação do amigo Arnaldo Horta, artista plástico. Ele disse para Vanzolini que o artista plástico argentino, radicado na Bahia, Carybé, havia trazido a capoeira para São Paulo. "Você é um merda, porque esse gringo aí cheio de capoeira e você nunca fez nenhuma", desafiou Horta. O compositor disse: "Amanhã te trago uma". A canção surgiu na noite daquele mesmo dia.

Gravação de sucesso
"Ronda" foi gravada por Inezita Barroso, em 1951, de uma forma curiosa. Ele e a mulher, a cantora Ana Bernardo, acompanhavam Inezita na gravação de seu primeiro disco no Rio, "Moda de Pinga". Ela só tinha música para o lado A e precisava de outra para o lado B, com autorização imediata do compositor. Vanzolini, que estava presente, lhe concedeu "Ronda".

O lado cientista
Paulo Vanzolini é, para muitos, o maior especialista do país num ramo da zoologia, a herpetologia, que estuda os répteis. Também participou da criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É co-autor da chamada Teoria dos Refúgios, desenvolvida em suas expedições na Amazônia.

 
Voltar ao topo da página