Descrição de chapéu Copa do Mundo

Abstinência de Copa? Confira seis dicas de filmes sobre futebol

O esporte bretão não rendeu tantos filmes quanto o boxe ou o futebol americano, mas há boas sugestões

Colin Firth em cena de "Febre de Bola", inspirado em livro homônimo de Nick Hornby
Colin Firth em cena de "Febre de Bola", inspirado em livro homônimo de Nick Hornby - Divulgação
Sandro Macedo
São Paulo

Mesmo carregado de dramaticidade, suspense e até comédia, o futebol está longe de ser um campeão de adaptações para as telas de cinema. São poucos os filmes que exploram o tema, se comparado ao boxe ou ao futebol americano, por exemplo.

Tudo bem, não é tão fácil filmar a contento um gol de placa. Ninguém pede tempo para armar aquela última jogada e dar o efeito cinematográfico necessário ao lance, ou a cena. Muitas vezes a montagem soa falsa, mesmo apoiada em fatos verídicos. Apesar disso, alguns diretores conseguiram driblar a adversidade sem auxílio do VAR.

Confira algumas sugestões abaixo, tem até uma com Alemanha campeã (e sim, a seleção abaixo não tem "Fuga para a Vitória", com o goleiro-ator Sylvester Stallone):


Febre de Bola (1997)
Escritor pop, Nick Hornby descreveu sua paixão pelo Arsenal no livro homônimo que inspirou esse filme. A trama gira em torno de um professor (Colin Firth) que sacrifica a vida profissional e amorosa em nome dos Gunners (em fase pré-Wenger, sim, existiu uma fase pré-Wenger). Hollywood tentou importar a história trocando o futebol do Arsenal pelo beisebol do Boston Red Sox no inferior “Amor em Jogo”, com Jimmy Fallon e Drew Barrymore.

 
 

Boleiros - Era uma Vez o Futebol… (1998)

Ainda o melhor filme brasileiro do gênero, o longa de Ugo Giorgetti se apoia nos gostosos “causos” do futebol, lembrados por um grupo de amigos nostálgicos em uma mesa de bar em São Paulo. São tramas que parecem cada vez mais no passado, como a do jogador que prefere o pai de santo ao médico, ou a do mulherengo que tenta enganar o técnico para levar uma mulher à concentração. Teve uma sequência em 2006, sem o mesmo brilho.

Disponível em DVD e no Youtube Filmes

 

Driblando o Destino (2002)
Em tom de comédia, esse simpático filme acompanha a história de uma adolescente com muito talento para o futebol, mas de tradicional família indiana. Escondida dos pais, que planejam o casamento da irmã, ela consegue uma vaguinha em um time, faz amizade com sua parceira nos gramados (interpretada pela jovenzinha Keira Knightley) e se apaixona pelo coach. Ah, e ela é fã de David Beckham. 

Disponível em DVD e no Youtube Filmes 

 

O Milagre de Berna (2003)
Disputada em uma Europa ainda fragilizada pela Segunda Guerra, a Copa de 1954 fornece o enredo desse filme. O título do filme foi como ficou conhecida a final, quando a zebra alemã (não tinha nenhum título ainda) superou a Hungria, melhor time do mundo, mesmo saindo com um 2 a 0 contra (aconteceu há 200 Copas atrás, não pode ser considerado spoiler). Um documentário homônimo também fala sobre a supremacia física alemã na época: doping?

Disponível em DVD

 

Maldito Futebol Clube (2009)
Especializado na família real, o roteirista Peter Morgan (de “A Rainha” e “The Crown”) escreveu a ótima história da rivalidade entre os técnicos Don Revie (Colm Meany) e Brian Clough (Michael Sheen) na virada dos anos 1970. O primeiro treinava o poderoso Leeds United, campeão inglês, o segundo amargava a segunda divisão com o Derby  County, o que não evitou que seus caminhos se cruzassem mais de uma vez. Espertamente, a trama deu ênfase aos personagens e preencheu, só quando necessário, cenas de jogos com imagens reais de arquivo. Melhor “filme boleiro”.

Disponível em DVD, blu-ray e no Youtube Filmes

 

À Procura de Eric (2009)

Neste drama meio surreal, um carteiro chamado Eric tenta cuidar dos filhos adolescentes na periferia de Manchester e discute suas crises com o pôster em seu quarto, de Eric Cantona (ídolo de seu time, o Manchester United). Entre um baseado e outro, Cantona aparece em “carne e osso” e usa sua filosofia de campo para ajudar Eric. Tudo pelo olhar competente Ken Loach (e não é que Cantona também é um ator cativante). 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.