Ciclo de Cinema e Psicanálise debate 'O Oficial e o Espião', de Roman Polanski

Filme será debatido a distância nesta terça-feira (1), às 20h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme de Roman Polanski "O Oficial e o Espião" será discutido no próximo Ciclo de Cinema e Psicanálise, que ocorre em 1º de dezembro, às 20h.

O longa retrata o drama do capitão francês Alfred Dreyfus, um dos únicos judeus a integrar o Exército francês, que é acusado injustamente de traição por seus colegas. Dreyfus é exilado e condenado à prisão perpétua. Diante disso, o coronel Picquart investiga os reais interesses na condenação, que envolvem nacionalismo e preconceito. O caso real ocorreu entre 1894 e 1906.

O filme foi vencedor de três prêmios César, de melhor diretor, figurino e adaptação, e também do prêmio do júri do Festival de Veneza.

Nesta edição, participam o rabino Michel Schlesinger, que integra a Congregação Israelita Paulista, e o psicanalista David Levisky. A mediação será feita pela psicanalista Luciana Saddi. A transmissão será feita pelo canal do MIS no YouTube.

O filme não será exibido durante o debate, mas está disponível em plataformas de streaming sob demanda, como Now, Vivo Play e Apple TV.

O evento quinzenal é promovido a distância pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, com apoio da Folha e do Museu da Imagem e do Som.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.