Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2012 - 19h24

ONU começa reunião para elaboração de documento final da Rio+20

Publicidade

DE SÃO PAULO

Começou nesta quarta-feira na sede da ONU em Nova York a primeira rodada de discussões para a elaboração do documento final a ser apresentado na conferência Rio+20, que acontece no Brasil de 20 a 22 de junho deste ano.

O encontro tem duração prevista de três dias e é o primeiro de uma série de quatro reuniões informais dos comissnários das Nações Unidas que vão definir as propostas de comprometimento político a ser apresentadas aos líderes mundiais presentes à conferência.

Na abertura da reunião desta quarta, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, disse que os objetivos a serem defendidos na conferência devem ser dirigidos aos governos e também à sociedade civil. "Quando os líderes mundiais se reúnirem no Rio em cinco meses, é preciso lhes apresentar uma proposta ambiciosa e prática, equivalente à magnitude dos desafios de hoje".

As propostas a serem incluídas no documento serão baseadas em mais de 6.000 páginas de sugestões feitas por represenantes dos Estados membros da ONU, organizações internacionais e grupos organizados da sociedade civil.

"A erradicação da pobreza e a construção de sociedades socialmente justa e inclusivas enquanto protegemos nossos frágeis eco-sistemas permanecem como o desafio que define o século 21" disse Sha. Ele destacou ainda que "as múltiplas crises -alimentar, energética, climática, financeira, e de emprego- formam as diferentes facetas deste desafio".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página