Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2012 - 07h15

HÁ 20 ANOS: Comitê negocia para salvar convenção sobre o clima na Eco-92

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
JOCIMARA RODRIGUES
DO BANCO DE DADOS

Folha, 7.mai.1992 - O presidente do comitê de negociação da Convenção de Mudanças Climáticas, Jean Ripert, está negociando individualmente com cada país, a portas fechadas, a aceitação do texto prévio para o acordo que será apresentado na Eco-92, que estabelece medidas para preservação do meio ambiente.

Reprodução
Logo oficial da Eco-92
Logo oficial da Eco-92

O método garantiu resultados satisfatórios nas negociações da Carta da Terra, documento similar à Declaração dos Direitos Humanos na área ambiental, que foi discutida na reunião preparatória para a conferência, que ocorreu em Nova York, em março.

O novo texto atende às exigências dos EUA, que se recusaram a assumir qualquer compromisso de redução das emissões de gases causadores da atmosfera. Adotando um discurso vago, o documento agora sofre resistência de alguns países subdesenvolvidos que não querem que o GEF, fundo do Banco Mundial para o meio ambiente, seja o único instrumento para financiar os projetos de desenvolvimento sustentável. Este impasse é o principal obstáculo para formular a Agenda 21, o programa para o meio ambiente a ser adotado no Rio, em junho.

*

BRASIL

A Prefeitura de São Paulo está construindo um aterro sanitário numa área de mais de 30 hectares na estrada de Sapopemba, na zona leste da cidade. A construção do aterro está devastando a área, que atualmente abriga uma extensa área verde.

O Relatório de Impacto Ambiental (RIA) aponta que a mata está em avançado processo de regeneração. Em defesa da medida da prefeitura, o secretário de Serviços e Obras, Márcio Junqueira, declarou que a mata não é original da região e que a área será reflorestada após a colocação do lixo.

Ormuzd Alves-6.mai.1922/Folhapress
A área onde será construído um aterro sanitário, no km 30 da estrada de Sapopemba (zona leste de SP)
A área onde será construído um aterro sanitário, no km 30 da estrada de Sapopemba, na zona leste de SP

*

MUNDO

O Parlamento da Crimeia recuou da decisão tomada há dois dias, de se emancipar da Ucrânia, e aprovou ontem moção que classifica a área como parte integrante do país. A Crimeia é uma península no mar Negro com 2,5 milhões de habitantes, 60% da população é russa. O território foi entregue à Ucrânia em 1954, como um "presente" de Moscou pelos 300 anos de "união entre os eslavos".

A iniciativa separatista, incentivada por nacionalistas russos, ameaçava piorar as relações entre Rússia e Ucrânia. O presidente ucraniano, Leonid Kravtchuk, advertiu para o fato de que o separatismo poderia provocar um "banho de sangue".

O cancelamento da independência foi justificado pelo temor da Crimeia de que o governo da Ucrânia suspendesse os serviços básicos da região, como fornecimento de água e energia elétrica, dos quais a Crimeia é dependente. Além disso, o governo ucraniano também controla o orçamento da península.

*

CULTURA

Divulgação
Os atores Sharon Stone e Michael Douglas em cena do filme "Instinto Selvagem"
Sharon Stone e Michael Douglas, em "Instinto Selvagem"

O thriller erótico-policial "Instinto Selvagem" vai abrir o 45º Festival Internacional de Cinema de Cannes e deve aquecer ainda mais o mais importante mercado de cinema do planeta. Dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, o filme tem como protagonistas os atores Michael Douglas e Sharon Stone.

Em ano de estiagem cinematográfica, a situação esquentou em solo francês quando dois filmes concorrentes à Palma de Ouro-92 --"Il Ladro di Bambini", de Gianni Amelio, e "Une Vie Independante", do russo Vitali Kanievski-- foram tirados do último festival de Berlim para concorrer especialmente na França. A ação acirrou ainda mais o conflito entre os festivais.

Neste ano, Cannes louva a comédia e a principal retrospectiva homenageia Blake Edwards, um dos mestres do cinema norte-americano. O festival lembra também o centenário de um dos gênios da comédia muda, Ernst Lubitsch, exibindo três de seus filmes --"Sumurun" (1920), "The Marriage Circle" (1924) e "Trouble in Paradise" (1932).

*

ESPORTE

A Fifa anunciou ontem em Zurique, na Suíça, que vai proibir a construção de arquibancadas provisórias nos estádios para evitar tragédias como a ocorrida no último dia 7 na Córsega.

Dez pessoas morreram e 527 ficaram feridas quando a tribuna caiu minutos antes do jogo Bastia e Olympique de Marselha em Bastia, na Córsega, pela semifinal da Copa da França.

A direção do Olympique criticou o Bastia por aprovar a construção de uma arquibancada provisória para aumentar a capacidade de seu estádio, dizendo que não se pode colocar 20 mil pessoas onde cabem só 10 mil.

A decisão da Fifa compromete ainda mais a candidatura da Suíça como sede da Copa do Mundo de 1998, porque o projeto do país prevê o aumento da capacidade dos estádios utilizando o recurso da construção de arquibancadas provisórias.

*

FRASE
"Melão ou laranja, tanto faz. Minha vantagem é que não apodreço antes de amadurecer."

JOÃO MELLÃO NETO
ministro do Trabalho e Administração, sobre o apelido de "João Laranja", recebido por ter sido excluído da discussão sobre o salário mínimo e a isonomia salarial no serviço público.

*

Leia mais no Acervo Folha

Segundo estudo de Roberto Lamberts, do Laboratório Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina, os edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia mundial, 16% da água potável e 25% da madeira das florestas. Além disso, a indústria da construção civil, que representa 10% da economia mundial, é responsável por 50% das emissões de CO2.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página