Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2012 - 07h45

HÁ 20 ANOS: Show com Gilberto Gil em Tóquio vai arrecadar fundos para Eco-92

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
DO BANCO DE DADOS

Folha - 14.mai.1992 - O Japão promove no próximo sábado, dia 16 de maio, em Tóquio, o "Earth Voice Concert 92", que pretende arrecadar fundos para a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que acontece dentro de um mês no Rio de Janeiro.

Liderado pelo guitarrista norte-americano Lee Ritenour, 14 artistas devem participar do show, que acontece no teatro Budokan. Entre os músicos convidados estão Gilberto Gil, Anita Baker, Maxi Priest, Toshiki Kadimatsu, Roberta Flack e David Sanborn.

Lee Ritenour afirma que o evento multimídia combina música, vídeo e mensagem ambiental. "Venho ao Japão há 18 anos e respeito a maneira sofisticada e civilizada como os japoneses vivem nessa pequena ilha. Parece um microcosmo do que acontece com a população mundial", disse durante entrevista em Tóquio.

O show terá duração de mais de três horas e, a partir dele, será realizado um vídeo de 26 minutos (dirigido pelo fotógrafo Ethan Russell), o qual os organizadores pretendem comercializar.

Cada ingresso vendido a 7.500 ienes e 6.500 ienes (cerca de US$ 56,80 e US$ 49,20 respectivamente) dará à Eco Fund, que patrocina a conferência das Nações Unidas, e à Conservation Internacional, mil ienes para preservação ambiental. O show será transmitido no Japão e possivelmente durante a Eco-92.

*

BRASIL

O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) decidiu anteontem que o fundo poderá ser usado na compra de imóveis à vista, ou parcelados por outro sistema de crédito que não o SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

A partir de agora a CEF (Caixa Econômica Federal) já pode começar a analisar pedidos dessa nova modalidade de saque, prevista na lei 8.036. No fim do ano passado, a Caixa chegou a orientar suas agências nesse sentido, mas, a pedido dos representantes dos trabalhadores, a liberação foi suspensa para exame do Conselho Curador.

A medida beneficia, por exemplo, quem vai comprar imóvel pela carteira hipotecária, onde, ao contrário do SFH, os juros e o prazo do empréstimo não são regulamentados pelo governo.

*

CULTURA

Reprodução
Ilustração de Max Ernst para o livro "Une Semaine de Bonté" e que está no Masp, em SP
Ilustração de Max Ernst para o livro "Une Semaine de Bonté"

O Masp exibe a partir de hoje exposição com trabalhos do alemão Max Ernst (1891-1976). Com 148 gravuras e livros realizados entre 1919 e 1974, "Max Ernst - Livro e Gravuras" traz o surrealismo gráfico produzido pelo artista.

Há na mostra exemplos de obras feitas segundo a técnica do "frottage" (termo francês para "esfregar"), que consiste em desenhar sobre o papel traços dirigidos por materiais colocados sob as folhas. O artista usa desde chapéus de palha até pão seco, passando por folhas de árvores que deixavam suas marcas, como a série "História Natural" (1925), feita no mesmo ano da primeira exposição do grupo surrealista.

O visitante pode conferir também trabalhos concebidos a partir da técnica "grattage", o mesmo procedimento do "frottage", só que recorrendo à pintura. A primeira experiência é de 1927, dois anos antes de "A Mulher das Cem Cabeças", em que técnica da colagem simula cenas de ação e gera imagens de pesadelos.

Organizado pelo Instituto de Relações Culturais com o Exterior de Stuttgart e promovida pelo Instituto Goethe, a exposição vai até o dia 14 de junho.

*

MUNDO

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Boutros Boutros-Ghali, afirmou essa semana que, diante das condições atuais, é impraticável realizar uma operação de paz na Bósnia-Herzegovina.

A guerra civil entre sérvios apoados pelo Exército e milícias muçulmanas e croatas já matou cerca de 1.300 pessoas desde março.

O governo iugoslavo criticou duramente a Comunidade Europeia e os EUA por não reconhecerem a nova Iugoslávia (formada por Sérvia e Montenegro).

*

ESPORTE

Uma das favoritas a conquistar a medalha de ouro no Grande Prêmio de Atletismo de São Paulo, Yelena Perchina, 28, conquistou a todos no Ibirapuera, desde os outros atletas que treinavam aos funcionários e espectadores.

Branca, cabelos ruivos, rosto gracioso, malha colada ao corpo, a atleta do Cazaquistão que compete pela CEI (Comunidade dos Estados Indepentes) tenta o índice olímpico e garante que, depois da Olimpíada, vai passar a competir pelo seu país.

Cesar Itiberê - 12.mai.1992/Folhapress
A atleta do Cazaquistão, Yelena Perchina, que virou musa do GP de Atletismo de SP
A atleta do Cazaquistão, Yelena Perchina, musa do GP de SP

Com dois dedos do pé esfolados, ela treinou leve para o salto em distância, sua especialidade --tem a marca de 7,02m.

Outro atleta que deve chamar a atenção em São Paulo é o velocista canadense Ben Johnson, 30, que teve seu recorde mundial e medalha de ouro olímpica cassados por uso de doping. Ele chega hoje à cidade e participa dos 100 metros no GP de São Paulo.

*

FRASE

Não sei porque ele está mudando a sua cor de pele, seu nariz, suas bochechas. Espero que não seja porque ele odeia a si mesmo. Espero que não seja porque ele odeia ser negro

SPIKE LEE
diretor de cinema norte-americano, sobre o fato do cantor Michael Jackson estar cada vez mais branco, durante entrevista concedida no Festival de Cinema de Cannes, na França

*

Leia mais no Acervo Folha

A volumosa delegação dos Estados Unidos na Eco-92 obrigou os norte-americanos a procurar novos e diferentes locais para hospedar seus funcionários no Rio de Janeiro.

A "base" dos norte-americanos era o hotel Sheraton, no Vidigal (zona sul do Rio), onde ficou hospedado o presidente George Bush.

Mas, devido ao tamanho da delegação, 40 pessoas tiveram que trocar o conforto do Sheraton pelas instalações do motel Dunas, na Barra da Tijuca.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página