Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2012 - 07h18

HÁ 20 ANOS: Tem início julgamento de general acusado de assassinar jornalista

Publicidade

JEFFERSON CORREDOR
DO BANCO DE DADOS

Folha, 21.mai.1992 - Ao se sentar hoje no banco dos réus, no 1º Tribunal do Júri no Rio, acusado da morte do jornalista Alexandre von Baumgarten, o general Newton Cruz abrirá um precedente histórico. Pela primeira vez, um general vai a júri popular no Brasil.

Baumgarten apareceu morto na praia de Macumba (zona sul do Rio), com três tiros, no dia 25 de outubro de 1982, 12 dias após sair para uma pescaria. Contra o general, que na época chefiava o SNI (Serviço Nacional de Inteligência), há o depoimento de uma testemunha, Cláudio Polila, que afirma tê-lo visto no local do crime.

Leia mais no Especial Rio+20

Além de Baumgarten, mais duas pessoas morreram, sua terceira esposa, Jeanette Hansen e o barqueiro Manoel Valente. Seus corpos foram encontrados carbonizados em Teresópolis (a 90 km do Rio), o que sugere um crime de queima de arquivo.

Em 1981, o jornalista, que mantinha relações com o SNI, a agência nacional de espionagem, começou a escrever um romance político intitulado "Yellow Cake", onde narra uma operação de tráfico de urânio a partir do Brasil para o Oriente Médio.

Manuel P. Pires - 20.mai.1992/Folhapress
O general Newton Cruz, acusado de matar jornalista Alexandre von Baumgarten
O general Newton Cruz, acusado de matar o jornalista Alexandre von Baumgarten, sua mulher e um barqueiro

*

AMBIENTE

A apenas 14 dias da abertura da Eco-92, o presidente Fernando Collor de Mello lança um pacote criando novas áreas de proteção à natureza. Foram criados um parque nacional, cinco reservas extrativistas fora da Amazônia, três APAs (Áreas de Proteção Ambiental) e uma floresta nacional.

As medidas são lançadas dois meses e meio depois de o então secretário do Meio Ambiente, José Lutzenberger, ter dito que o Ibama (Instituto do Meio Ambiente) "é uma sucursal 100% das madeireiras".

Collor assinou ontem decretos criando as reservas extrativistas do Quilombo do Frechal, da Mata Grande e do Ciríaco (todas no Maranhão), do Extremo Norte de Tocantins (TO) e a reserva marinha do Pirajubaé (SC).

No Estado de São Paulo, foi criada a Floresta Nacional de Ipanema. A área, de 5.100 hectares, é de propriedade da União e é ocupada por 3.000 sem-terra, que deverão ser retirados. Próximo da região fica o Centro Experimental de Aramar, onde a Marinha desenvolve o projeto do primeiro reator nuclear brasileiro.

*

MUNDO

Um ataque de tropas georgianas contra um ônibus de refugiados na Ossétia do Sul (região norte da Geórgia) matou pelo menos 52 civis --a maioria mulheres, crianças e velhos--, segundo a agência de noticias "Iprinda".

O ônibus se dirigia para a vizinha Ossétia do Norte, república autônoma que faz parte da Federação Russa, com a qual os separatistas da Ossétia do Sul querem se unir.

A região tornou-se foco da disputa entre a Geórgia e os ossetas a partir do fim da União Soviética, em 1991. Desde então, os sul-ossetas separatistas que vivem no norte da Geórgia tentam obter a unificação com a Ossétia do Norte.

O território dos ossetas, povo de origem persa, foi anexado à Rússia em 1801, assim como a Geórgia. Após 1918, a Ossétia foi incorporada à República Democrática da Geórgia, que desde a sua independência, em 1991, luta para não perder a região.

*

CULTURA

Mario Fontes - 20.mai.1992/Folhapress
O músico Djavan, na turnê do álbum "Coisa de Acender"
O músico Djavan, na turnê do disco "Coisa de Acender em SP"

Djavan, que sobe ao palco do Palace hoje à noite para apresentar o repertório de seu décimo disco, "Coisa de Acender", não é mais prisioneiro de arranjos estereotipados dos estúdios norte-americanos.

Ele mesmo cuidou da produção desse novo álbum, ao lado do antigo colaborador Ronnie Foster ("Luz" e "Não é Azul mas é Mar"). Estranhamente, o resultado soa pop, o que demonstra que o compositor aprendeu a lição no exterior.

"O novo disco tem essência brasileira com leitura agradável. Tinha de ser gravado todo aqui, do jeito que foi", explica Djavan. As inspirações? "Ouvi muito Prince, o rock pesado do Living Colour e vozes búlgaras", conta.

"Coisa de Acender" gera expectativa num ano de bons lançamentos na música brasileira, como "Circuladô", de Caetano Veloso, "Parapolicamará", de Gilberti Gil e experiências acústicas de João Gilberto ("Acústico MTV ao vivo") e Maria Betânia ("Olho D'água").

*

ESPORTE

O São Paulo se classificou ontem para a fase semifinal da Taça Libertadores da América ao empatar em 1 a 1 com o Criciúma. O jogo, realizado em Santa Catarina, pode ser o primeiro passo para a conquista do título, inédito para o clube.

O Criciúma precisava vencer ontem por uma diferença de dois gols para que a vaga não fosse decidida nos pênaltis. No jogo de ida, no Morumbi, o São Paulo se saiu melhor e venceu o time catarinense por 1 a 0.

Agora, o time paulista pega o Barcelona do Equador, que venceu ontem o Cerro Porteño por 4 a 3, na cobrança de pênaltis.

Caso vença o Barcelona equatoriano, o São Paulo se torna um forte candidato a enfrentar outro Barcelona, o da Espanha, no Mundial Interclubes. O time catalão ganhou ontem a Copa dos Campeões da Europa, em cima do Sampdoria, por 1 a 0.

*

FRASE

"A partir de agora, qualquer atentado à minha integridade física eu atribuo a duas pessoas: ao presidente da República e ao sr. Paulo César Farias. E olhem que eu coloquei o presidente em primeiro lugar"

PEDRO COLLOR
irmão do presidente, sobre a repercussão das denúncias de enriquecimento ilícito que fez contra PC Farias, ex-tesoureiro da campanha de Fernando Collor

*

Leia mais no Acervo Folha

Enquanto o cólera se alastra na América Latina, estudantes norte-americanos ganham US$ 5 para serem infectados pela doença. A ação integra uma pesquisa que vem sendo realizada pela Universidade de Missouri, que desenvolve uma vacina contra o cólera.

No dia 28 de abril, o ministro da Saúde, Adib Jatene, declarou que já foram registrados mais de 5.370 casos de cólera no Brasil. Segundo ele, surgem 50 novos casos da doença por dia no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página