Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2012 - 15h31

Proposta de metas sustentáveis avançou em NY, diz embaixador

Publicidade

DENISE MENCHEN
DO RIO

O embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil para a Rio+20, afirmou nesta segunda-feira (04) que a proposta que mais avançou na rodada de negociações para a conferência concluída no último sábado em Nova York foi a da criação dos chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

"Por mais que o texto não esteja totalmente acordado, [ficou acertado] o lançamento disso, para que eles emerjam junto com os novos Objetivos do Milênio, que serão determinados entre 2013 e 2015", disse o embaixador ao chegar ao hotel Copacabana Palace, no Rio, para a cerimônia de entrega do prêmio Campeões da Terra 2012, concedido pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) a pessoas que se destacaram por ações em prol do desenvolvimento sustentável.

Defendidos pelo Brasil desde o ano passado, os ODS serão um conjunto de metas numéricas e com prazo definido para colocar o mundo no rumo do desenvolvimento sustentável. Eles poderiam incluir, por exemplo, metas de cobertura vegetal e de energias renováveis a serem perseguidas por todos os países.

Corrêa do Lago afirmou, porém, que ainda não há acordo sobre as áreas em que os objetivos serão traçados.

"Está muito difícil definir as áreas, porque tem vários países que ainda têm dúvidas", disse. "Mas nós vamos avançando para, sobretudo, definir bem o que a gente quer para estes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável."

O embaixador disse ainda que já há entendimento para a criação de um órgão de alto nível para tratar do desenvolvimento sustentável na ONU, como defende o Brasil.

"O nome é que não está certo. Pode ser fórum, pode ser conselho, mas esta estrutura geral que prevíamos, de ter algo realmente de alto nível que coordenasse os três pilares [econômico, social e ambiental], isso está avançado", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página