Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2012 - 19h49

Camping da Quinta da Boa Vista começa a ser montado para 5.000 participantes

Publicidade

DO RIO

Após um longo jogo de empurra entre a Prefeitura do Rio e a Cúpula dos Povos, ambas se eximindo da responsabilidade pelo acampamento que abrigará os participantes não registrados, na Quinta da Boa Vista (São Cristóvão, zona norte do Rio), o local começou a ganhar estrutura e seus primeiros ocupantes na tarde desta quinta.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo para smartphone
Conte à Folha como sua vida é 'sustentável'
ONU admite dificuldade para negociar documento final
Internado, ex-presidente Lula adia participação na Rio+20
1,3 milhão morrem devido a mudança climática, diz ONU

A prefeitura, que acabou assumindo responsabilidade pelo camping, contratou uma empresa para montar os primeiros banheiros químicos (50 cabines) e uma cabine para banho, ainda inutilizável. Um posto da Polícia Militar também foi montado na área, com três policiais de plantão.

Segundo a representante da prefeitura que coordenava a montagem da estrutura do camping, os organizadores da Cúpula dos Povos estimaram que cerca de 5.000 pessoas devem chegar para acampar na Quinta e participar dos eventos da cúpula, no Aterro do Flamengo (zona sul).

Até o início da noite desta quinta, havia quatro barracas no local - duas de estudantes gaúchos, uma de um jovem chileno que mora no Canadá e a última de um casal formado por um chileno e uma espanhola. Eles reclamaram da falta de informações sobre qual seria o local do camping e da estrutura precária montada até agora.

"Eu procurei o pessoal da Cúpula dos Povos, mas ninguém dizia para onde deveria ir quem não estava registrado. No site, só tinha informações genéricas", disse André Alcebíades, 33, estudante de gestão ambiental na universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Afirmando já ter acampado em diversos outros fóruns sociais, disse que o camping está "muito aquém do ideal". "Tu não tem uma cozinha coletiva, uma tenda em que o pessoal possa se reunir. A Quinta é um estepe, jogaram aqui quem não coube nos outros acampamentos."

Os grupos organizados que participarão da Cúpula dos Povos serão alojados no Sambódromo, nos Cieps do Catete e do Lavradio e no campus da UFRJ na Praia Vermelha (zona sul), todos com mais estrutura do que a Quinta e mais próximos do Aterro, onde acontecem as atividades.

Segundo a prefeitura, até amanhã serão instalados um total de 38 banheiros masculinos, 45 femininos e 22 chuveiros no camping, além de 40 projetores para a iluminação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página