Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2012 - 07h25

HÁ 20 ANOS: Juiz determina a libertação do último golfinho adestrado do Brasil

Publicidade

JOCIMARA RODRIGUES
DO BANCO DE DADOS

Folha, 20.jun.1992 - O Tribunal Federal de São Paulo determinou a "reabilitação" do golfinho Flipper, uma das principais atrações do Oceanorium, parque localizado em São Vicente. O Ministério Público Federal recebeu denúncias de que o animal sofria maus-tratos e sendo mantido em condições inadequadas.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone

O golfinho, da espécie conhecida como "nariz de garrafa", foi capturado há sete anos do litoral norte de Santa Catarina, com a autorização da Sudepe (Superintendência do Desenvolvimento da Pesca). Há cinco anos, ele se apresentava no Oceanorium. Durante esse período, Flipper ganhou muitos fãs, principalmente crianças, que se desapontaram com o cancelamento da atração e, algumas delas, mandaram cartas ao presidente da República pedindo a permanência do animal --até organizaram um abaixo-assinado.

A decisão do juiz estabelece que os shows devem ser suspensos e que seja feita a remoção do golfinho do local. Antes de ganhar a liberdade, Fipper passará por um período de adaptação, com o acompanhamento de especialistas da WSPA, Sociedade Mundial de Proteção Animal. O golfinho deverá ser removido para a região de Laguna, em Santa Catarina.

O proprietário do Oceanorium, Roland Marc Degret, se defende das acusações dizendo que sempre tratou bem seus animais e que o golfinho já alegrou milhares de crianças. "Agora, para ver golfinhos, será preciso ir a Miami", lamenta Degret.

Juan Esteves - 18.jun.1992/Folhapress
Foto-Legenda: Criança brinca com o golfinho Flipper, em São Vicente, SP. Crédito: Juan Esteves-18.jun.1992/Folhapress
Criança alimenta o golfinho Flipper, que, por decisão judicial, voltará ao seu habitat natural nos próximos meses

*

BRASIL

Segundo relato do senador Guilherme Palmeira (PFL-AL), a família do empresário Paulo César Farias dispõe de uma lista com nomes de cerca de cem políticos (deputados estaduais, federais e governadores), que teriam contado com a ajuda de PC nas suas campanhas. O empresário é o principal investigado da CPI instaurada na Câmara após as denúncias de corrupção feitas por Pedro Collor, irmão do presidente Fernando Collor.

As denúncias envolvem o presidente Collor nos esquemas de corrupção armados durante as campanhas eleitorais de 1990. Já é cogitado o pedido de impeachment do presidente.

Em entrevista à Folha, PC Farias declarou que não admite ser abandonado por aqueles a quem ajudou. Luiz Romero Farias, irmão de PC, declarou ontem que realmente a família Farias está magoada com alguns políticos que hoje engrossam o coro dos que pretendem crucificar o empresário.

*

MUNDO

Os nove países da UEO (União da Europa Ocidental) decidiram ontem autorizar a participação de suas tropas em operações humanitárias ou de manutenção da paz. A decisão foi anunciada em Bonn, na Alemanha, após reunião dos ministro da Defesa e das Relações Exteriores.

Os membros da UEO --Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo e Reino Unido-- não definiram os limites geográficos para a intervenção de seus exércitos. Cada país decidirá sobre sua participação nas operações.

A decisão da UEO coloca mais uma vez em discussão o papel dos EUA na defesa da Europa. Alguns países, como Alemanha e França, tentam reduzir a presença americana no continente.

*

CULTURA

Chico Ferreira - 6.jul.1990/Folhapress
Foto-Legenda: O apresentador Cid Moreira Crédito: Chico Ferreira-6.jul.1990/Folhapress
O apresentador Cid Moreira

O apresentador do telejornal "Jornal Nacional", da Rede Globo, Cid Moreira, assinou contrato com a gravadora Line Record para gravar um disco com 20 salmos bíblicos. A gravadora, de propriedade do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, pretende lançar o CD em dois meses.

Cid Moreira, que é católico, declarou que, assim que terminarem as gravações, levará o CD para os pais, que moram em Taubaté (SP). "Terei grande satisfação em mostrar o trabalho para eles. Os dois são muito católicos", disse o locutor e apresentador.

*

ESPORTE

Os jogadores Raí e Antônio Carlos, do São Paulo, declararam que vão processar a Folha pela publicação de uma foto em que aparecem nus no vestiário, após a decisão da Taça Libertadores. A foto mostra os dois jogadores se cumprimentando e posando para a câmera e foi publicada ontem.

O fotógrafo Everton Ballardin se identificou antes da sessão e teve o consentimento dos jogadores. Segundo o editor de Esporte da Folha, Sérgio Sá Leitão, a publicação atende ao princípio do direito público à informação. "Os jogadores do São Paulo fizeram até poses para o fotógrafo. Ontem se arrependeram, mas na hora consentiram as fotos, que são um flagrante jornalístico de amplo interesse", declarou o editor.

*

FRASE

Lula Marques - 12.jun.1990/Folhapress
Foto-Legenda: Itamar Franco e Fernando Collor na base aérea de Brasilia Crédito: Lula Marques-12.jun.1990/Folhapress
Itamar Franco e Fernando Collor, em Brasília

"Se acontecer alguma coisa com o país, sabem onde me encontrar"

ITAMAR FRANCO
vice de Collor, comentando sobre o possível impeachment do presidente.

*

Leia mais no Acervo Folha

O golfinho Flipper, que sofria maus-tratos no parque que o aprisionava, só foi libertado após denúncias realizadas pelo grupo Tucuxi de defesa dos animais ao Ministério Público. O grupo foi responsável também pela libertação do boto cor-de-rosa que estava confinado no Exotiquarium do Shopping Morumbi, em 1988. Segundo o grupo, o boto vive no rio Formoso do Araguaia, em Tocantins.

Ações dos grupos de defesa dos animais estão se tornando imprescindíveis para a preservação de espécies selvagens e manutenção do bem-estar até dos animais domésticos. Estes grupos têm sido os principais responsáveis pela regulamentação de leis que visam preservar o bem-estar animal e conscientizar a população sobre a tutela consciente, por exemplo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página