Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2012 - 12h15

Ministro negocia entrada de indígenas na Rio+20

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, negociou com indígenas, entre eles o cacique caiapó Raoni, a entrada de uma comissão de 12 deles no Riocentro, local onde estão os chefes de Estado na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece na capital fluminense até sexta-feira (22).

Os indígenas pedem a demarcação de terras e o fim do desmatamento. O documento de reivindicações não foi entregue a Carvalho pois não havia cópia com os manifestantes.

O protesto foi realizado próximo ao Riocentro, local da conferência. Um forte esquema de segurança com policiais militares e Exército foi montado para evitar a aproximação ao local do encontro da ONU.

Carvalho foi ao local negociar com os índios. Num intenso empurra-empurra, ele disse que vai tentar autorizar a entrada de 12 indígenas na conferência.

O ministro, que ficou cerca de dez minutos com o grupo, disse que se sentia bem no meio dos manifestantes. "Estou me sentindo bem. Estou no meio das pessoas. São gente seria, que reivindica, gente que luta por direitos. Estou muito bem no meio deles", disse, ao tentar sair do local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página