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21/06/2012 - 21h31

Primeiras-damas passeiam com Marcela Temer pelo Rio e têm chá com joias

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DO RIO

Enquanto os maridos se concentravam no Riocentro para discutir o futuro do mundo, uma colorida comitiva de primeiras-damas capitaneada por Marcela Temer, 29, a mulher do vice-presidente brasileiro, passeou pelo Rio nesta quinta, com direito a almoço em barco de Eike Batista, visita à exposição e chá das 5 acompanhado de desfile de joias.

Era um grupo eclético, formado pelas mulheres dos líderes de nações como Tuvalu, Comores, Maldivas, Nepal e Samoa, além de Yoo Soon-taek, mulher do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Marcela se destacava como uma das mais altas, mais jovens e mais tímidas --sua interação com as demais foi mínima.

O dia começou com um passeio turístico marítimo e um almoço no Pink Fleet, o luxuoso barco de aluguel de Eike Batista -o prato principal, segundo uma das comensais, foi robalo, elogiado pelo séquito de acompanhantes (seguranças, assessores etc.), mas considerado inferior por bocas acostumadas a outros banquetes.

O cenário da refeição também não foi particularmente empolgante --o barco ancorou na Escola Naval, ao lado do aeroporto Santos Dumont; o barulho dos aviões pousando e decolando superava em muito a bossa nova para turista que servia de trilha para o almoço.

À tarde, o grupo seguiu para o Centro Cultural Banco do Brasil (que foi fechado para o público em geral das 13h às 17h), onde teve uma visita-guiada pela exposição "Amazônia", com cerca de 300 obras variadas de artistas brasileiros, todas ligadas à temática ambiental.

As primeiras-damas acompanharam com alguma atenção a apresentação das obras pelo curador Paulo Herkenhoff, mas nada despertou tanto interesse quanto a principal atração da escala seguinte do passeio: o desfile de joias da H Stern, durante um chá no palácio do Itamaraty.

Eram colares, brincos, anéis e pulseiras feitos de pedras como topázio azul e imperial, esmeralda e a raríssima turmalina Paraíba ("Mais cara do que diamante", segundo o representante da joalheria). As peças eram apresentadas às convidadas por modelos que circulavam de mesa em mesa exibindo-as em seus pescoços, braços e mãos.

Como é praxe nesses ambientes, não se falou em preços nem se vendeu nada. Todas as damas foram convidadas pelo embaixador da marca a conhecerem a matriz da joalheria, em Ipanema. Pelos olhares durante o desfile, a propaganda foi eficiente.

 

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