Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 17h22

EUA tentarão nova moratória a perfurações petrolíferas em águas profundas

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

Os Estados Unidos apresentarão nesta segunda (12) uma versão revisada da moratória às explorações petrolíferas e de gás no golfo do México, anunciou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em sua entrevista coletiva diária.

"O presidente continua achando que temos de ter cuidado com o que fazemos, dada a incerteza sobre o que ocorreu há 84 dias", afirmou o porta-voz em referência ao vazamento causado pela explosão de uma plataforma petrolífera operada pela BP no dia 20 de abril, que afundou dois dias depois.

Está previsto que o secretário do Interior, Ken Salazar, divulgue os detalhes da nova moratória nesta tarde.

O governo dos EUA mantém uma batalha judicial com a indústria petrolífera há semanas sobre a legalidade de paralisar as explorações petrolíferas e de gás em águas profundas por causa do acidente da BP.

A Casa Branca anunciou a proibição no dia 27 de maio, o que paralisou novas explorações em profundidades superiores aos 150 metros.

Um juiz federal bloqueou a moratória no mês passado ao qualificá-la de arbitrária e caprichosa.

O Tribunal de Apelações de Nova Orleans manteve na semana passada a decisão do citado tribunal. Espera-se que a corte emita no final de agosto um veredicto diante da apelação apresentada pelo Governo.

A proibição governamental paralisou as atividades em 33 plataformas, inclusive oito que já haviam recebido permissões para começar a explorar, mas que ainda não tinham começado a fazê-lo, segundo a Associação Internacional das Empresas de Perfuração.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página