Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 21h58

BP pode iniciar na segunda-feira nova operação para fechar poço de petróleo

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A companhia petrolífera British Petroleum (BP) poderia iniciar nesta segunda-feira à noite a primeira fase da nova tentativa para selar, mediante o método "static kill", o poço de petróleo avariado que ocasionou o vazamento no Golfo do México, informou hoje o governo dos Estados Unidos.

Inicialmente, a operação de selagem -- denominada eliminação estática e que consiste na injeção de uma mistura de cimento e lodo pesado através do selo de contenção instalado de maneira provisória -- ia ser iniciada no início da semana passada.

Mas a passagem pela região do vazamento da tempestade tropical "Bonnie" obrigou à mudança de planos.

O almirante aposentado da Guarda Litorânea, Thad Allen, que coordena para o governo dos EUA a resposta ao vazamento, assinalou em entrevista coletiva que a operação, que consiste em duas fases, poderia começar na segunda-feira à noite ou na terça-feira de manhã.

A BP já tinha tentado em maio, sem sucesso, injetar uma mistura de cimento e lodo pesado para selar o poço "Macondo".

A diferença com a nova tentativa similar é que agora a BP conta com um selo de contenção sobre o poço que, por enquanto, o mantém fechado e que permitiria às equipes injetar a mistura sob baixa pressão e baixa velocidade, com maiores probabilidades de sucesso.

Uma vez concluída o "static kill", a BP procederia a outra operação, conhecida como "bottom kill" (eliminação a partir do fundo). Isso poderia ser feito cinco ou sete dias depois da primeira fase, disse Allen

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página