Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2010 - 10h40

Licitação atribui operadores para 50 parques eólicos no Brasil

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MADRI

O consórcio entre o grupo energético espanhol Iberdrola e empresa brasileira Neoenergia ganhou uma licitação para construir nove parques eólicos no Brasil, anunciou o primeiro nesta sexta-feira (27).

Os parques eólicos terão uma potência acumulada de 258 megawatts e a Iberdrola se comprometeu a fornecer ao governo brasileiro a energia gerada nestas instalações por um período de 20 anos a partir de janeiro de 2013, informa um comunicado.

"O preço anual estimado do contrato é de por volta de 60 milhões de euros (US$ 76,2 milhões)", completa a Iberdrola.

A construção dos nove parques eólicos foi concedida à Iberdrola na segunda licitação para a promoção de energias renováveis no Brasil, organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

50 parques eólicos

O consórcio entre Iberdrola e Neoenergia é o que mais megawatts conseguiu neste leilão, no qual foram atribuídos entre diversos operadores 50 parques eólicos (1.520 MW), cinco centrais hidrelétricas (101 MW) e uma usina de biomassa (64 MW), segundo a empresa espanhola.

A Iberdrola anunciou em 16 de agosto a assinatura de um acordo com a Neoenergia para construir parques eólicos no Brasil, que também prevê a constituição no futuro de uma empresa com 50% das ações para cada empresa.

A Iberdrola já tem um parque eólico no Brasil, em Rio do Fogo (Rio Grande do Norte), com uma potência de 49,3 MW.

A empresa espanhola afirma que considera o Brasil, onde se estabeleceu no fim dos anos de 1990, um dos países-chave de sua expansão na América Latina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página